Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Aranha-caranguejeira: saiba o que deve ser feito se avistá-la

06/12/2023 - 15h23min

Créd. Divulgação / PMIV

Com o verão, insetos e aracnídeos tendem a aparecer com mais frequência 

Ivoti – Apesar do tamanho intimidar, as aranhas-caranguejeiras não representam risco para os humanos. E por conta do verão, esses aracnídeos costumam aparecer com mais frequência em zonas urbanas, como no último sábado (2), quando um morador de Ivoti flagrou uma aranha-caranguejeira caminhando pelo centro da cidade.

Além do tamanho, que pode chegar até 28 centímetros, ter o corpo coberto por pêlos é outra característica da espécie. Segundo a bióloga e licenciadora da Secretaria de Meio Ambiente, Sarah Peixe, o veneno das aranhas-caranguejeiras é considerado fraco e pouco agressivo no corpo humano. “No máximo a pessoa pode ter uma reação alérgica aos pelinhos do corpo da aranha, que são soltos quando a aranha se sente ameaçada”, afirma ela.

Mesmo tendo hábitos noturnos, não é raro as encontrar durante o dia. Em geral, elas costumam ter como habitat cascas de árvores, tocas ou se abrigar debaixo de pedras. Entretanto, em épocas de grande calor, as aranhas-caranguejeiras tendem a sair destes locais em busca de alimentos. Além disso, a combinação das altas temperaturas com as chuvas favorecem o período reprodutivo dos insetos e aracnídeos.

A orientação da bióloga e licenciadora para quando alguém se deparar com uma aranha-caranguejeira é deixar ela livre. Conforme ela, dificilmente essa espécie de aracnídeo busca abrigo dentro das casas, já que são carnívoras e se alimentam de outros animais, como pequenos pássaros, roedores, sapos, lagartos e de outras aranhas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.