Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Arroio Feitoria, responsável por abastecer Dois Irmãos e Morro Reuter, está praticamente sem água

12/02/2023 - 10h12min

Atualizada em 12/02/2023 - 14h24min

Já não há mais correnteza, e a água nem sequer chega à pequena contenção feita para represá-la para captação (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos / Morro Reuter / S.M. do Herval – A cada dia a situação piora. A falta de chuva afeta as lavouras, criações de animais e, também, já está começando a faltar nas torneiras das casas para o consumo humano.

Conforme dados da Defesa Civil atualizados até sábado, 11, mais de 270 municípios declararam situação de emergência – ou seja, mais da metade do Estado.

Em Dois Irmãos, o Arroio Feitoria – responsável por abastecer também a cidade de Morro Reuter – está em nível crítico. No final da tarde de sábado já não havia mais correnteza, de tal forma que a água nem sequer chegava à contenção feita pela Corsan para a captação de água.

VEJA VÍDEO DA SITUAÇÃO DO ARROIO NA TARDE DE SÁBADO. CLIQUE AQUI.

BAIXOU 20 CENTÍMETROS EM 24 HORAS

De acordo com o gerente da Corsan, Oneide Castro, em questão de 24 horas o nível do Arroio baixou cerca de 20 centímetros e, a qualquer momento, podem ocorrer interrupções no abastecimento. A empresa já está trazendo água de Campo Bom com duas carretas bitrem – com capacidade de 45 mil litros cada –, no entanto, isso pode vir a não bastar em breve se não chover em abundância.

Dois bitrem estão trazendo água de Campo Bom para Dois Irmãos (Créd. COrsan)

Além disso, se não houver consumo consciente, a falta de água tende a se acelerar. “É um momento em que cada um precisa fazer a sua parte. Pedimos que a comunidade evite de lavar as calçadas, molhar jardins, lavar veículos; que se fique menos tempo no chuveiro”, pede Oneide.

Há alguns dias a Corsan e fiscais percorreram o leito do Arroio e desobstruíram barreiras feitas com pedras em que as pessoas se banhavam ou faziam captações particulares. Mas, mesmo assim, isso não surtiu efeitos significativos em volumetria de água.

Se não chover em sete dias, Dois Irmãos pode declarar situação de emergência

 

Prefeito Jerri Meneghetti

De acordo com o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, na área de abastecimento sob responsabilidade direta do Município há uma certa tranquilidade, por enquanto. “Já em toda a área de atuação da Corsan, a situação está bastante preocupante, devido à escassez de água no Feitoria, que é a principal fonte de abastecimento.”

Meneghetti diz que nos últimos dois anos foram realizadas algumas ações pela Corsan, a pedido da Administração, para reforçar o abastecimento. “Como, por exemplo, a implantação de novos poços na rede de abastecimento. Por iniciativa da própria Corsan, temos recebido apoio de cargas provenientes da captação de Campo Bom. Por enquanto, devido a estas iniciativas, não há desabastecimento.”

Mas o prefeito alerta: “caso não tenhamos chuva razoável nos próximos sete dias, já cogitamos a possibilidade de declarar situação de emergência e iniciar ações mais rigorosas de controle do consumo.”

Morro Reuter está abastecendo famílias e agricultores

Prefeita Carla Chamorro

Em Morro Reuter terá reunião nesta segunda-feira, 13, para avaliar a situação da estiagem e, também, fazer um movimento de conscientização para que não haja desperdício de água. “Fui informada pelo Oneide que a situação do Rio Feitoria é crítica; ele ajuda abastecer o centro de Morro Reuter”, comentou a prefeita Carla Chamorro na tarde de sábado.

Chamorro disse que já estão ajudando as comunidades do interior com o transporte de água. “Para Linha Cristo Rei, famílias que têm residências no Mato Comprido,  ao longo da VRS e algumas famílias no Muckenthal. Também estamos abastecendo alguns agricultores que têm estufas de verduras”, disse.

Paralelo a essas ações está fazendo perfuração de poços, como o de Linha Cristo Rei que está na fase de instalação de bomba. “Como é recurso do Estado, tem todo o tramite legal que torno o processo moroso.

A prefeita antecipou que também estão trabalhando para ampliar a rede de água no Walachai e São José do Herval, na intenção de ajudar, também, a comunidade do Muckenthal.

Santa Maria do Herval pode decretar emergência nesta semana

Prefeita Mara Stoffel

Em Santa Maria do Herval o pedido é que a comunidade economize o máximo possível. De acordo com a prefeita Mara Stoffel, já estão se somando perdas significativas na agricultura, com aviários que estão a cada dia aumentando os pedidos de abastecimento. “Estamos com o caminhão pipa diariamente abastecendo famílias e estamos por decretar, na próxima semana, emergência”.

*VAZAMENTOS

Na contramão do pedido de uso consciente, moradores trazem à reportagem diversos pontos com vazamentos da Corsan em Dois Irmãos – que já estariam se estendendo por vários dias, com milhares de litros de água sendo desperdiçados.

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.