Estado - País - Mundo

Associação dos Animais acolhe os cães em situação de rua de Dois Irmãos

12/07/2023 - 06h55min

Além resgatar, voluntários tratam o animal como deve ser tratado, dando alimento e medicação para que o bicho possa ter uma vida feliz.

Bruno Wingert

Dois Irmãos

A Associação Amigos dos Animais é formada por pessoas que amam animais e trabalham voluntariamente para dar o melhor para esses animais que precisam de ajuda.

HISTÓRIA

Fundada em 03 de setembro de 2009, ela conta com voluntários para conseguir executar suas atividades. A maioria deles já realizava trabalhos em suas casas ou mesmo alimentando os animais de rua, sem ter para onde levá-los.

A Associação tem por finalidade recolher animais de rua ou em situação de risco, dar abrigo, alimentação, tratamento veterinário e depois direcioná-los para uma doação consciente. Cada dia, é preciso mais pessoas para ajudar, seja para fazer reparos nos canis, para recolhimento de doações, trabalhar nas feiras ou simplesmente para dar atenção e carinho aos animais.

TRABALHO NA ASSOCIAÇÃO

A Presidente da Associação Maria Isaura Lehnen Husken, nos conta do trabalho realizado por eles na associação. “Aqui cuidamos dos animas de ruas resgatados em Dois Irmãos, damos medicação, comida e tudo que eles precisam para viver bem”, destacou Isaura.

O Secretário da associação e advogado Gianfranco Baraccani, destaca a rotina realizado pelos voluntários. “Nosso trabalho é vir aqui, ver a alimentação dos animas, fazer a limpeza do canil, dar medicação tudo isso é feito com muito dedicação e voluntariado. Temos a parceira da prefeitura que nos repassa um valor, onde usamos na compra de razão e medicamentos além da disponibilização do carro para a coleta do animal”, ressaltou Gianfranco.

“Temos hoje 112 cães na nossa associação, todos resgatados da rua. É importante ressaltar que nós atendemos somente nosso município de Dois Irmãos, não atendemos cidades vizinhas”, destacou a presidente.

 AMOR PELOS CÃES

Isaura conta do sentimento de estar e ajudar animas. “Para mim é uma sensação única, precisa gostar e principalmente um compromisso diário de cuidar dos cães. Não é uma tarefa fácil, tem muita coisa para fazer, mas acima de tudo muito orgulhosa do nosso trabalho”.

Gianfranco ressalta o trabalho realizado. “Estou na secretaria-geral desde abril de 2023, um trabalho onde também cuido da parte burocrática da associação, como minha experiência como advogado, consigo ajudar nisso”, salientou Gianfranco.

DOAÇÕES

Os dois ressaltam que doações sempre são bem-vindas. “Toda a ajuda é necessária, precisamos para manter os cães e também toda estrutura nossa aqui. Nos localizamos do lado da Usina de Reciclagem do Município”, destacou Isaura e Gianfranco.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário