Estado - País - Mundo
Balanço positivo de vendas durante a 15ª Feira das Flores de Ivoti
Geison Machado Concencia
Ivoti – A Feira das Flores encerrou no domingo, 30, no Núcleo de Casas Enxaimel, contabilizando um número expressivo de visitantes. O colorido das flores chamou a atenção de muitos turistas, que ao chegar no Núcleo, também puderam aproveitar as atrações musicais e a variedade gastronômica. E essa movimentação foi vista por alguns expositores como sendo a maior em relação a anos anteriores.
Um dos vendedores de flores, o Eder Nodari comentou que no primeiro dia já havia percebido, mesmo com o temporal que havia caído naquele 21 de outubro, um movimento mais expressivo do que teve em outras edições. “No primeiro final de semana da Feira, vendemos mais do que os dois fins de semana inteiros da última edição”, disse Eder.
O prefeito Martin Kalkmann lembra que a Feira teve um bom público, ao mesmo tempo que acontecia outros eventos em cidades vizinhas, valorizando o potencial turístico do município. E isso o chefe do Executivo garante que se deve a participação de toda a comunidade no desenvolvimento dos projetos públicos. Na inauguração da Feira, ele destacou que existe uma colaboração dos munícipes para realizar esse tipo de atividade e garante que esse é o segredo para o sucesso de público.
A diretora de Turismo Raiama Trenkel reforça que a Feira trabalhou em duas frentes: a primeira foi que 95% dos expositores eram locais. A segunda, a participação dos turistas que acabam por levar o nome de Ivoti para outras regiões e, possivelmente, voltam a participar de outras edições. Tal afirmativa, pode ser comprovado pelas famílias reincidentes, como a de Simone Bruscki, 37 anos, de Dois Irmãos. Ela disse que vem todos os anos, aproveitando para passear com a família e comprar algumas flores. Neste ano, levou uma orquídea e achou o valor muito em conta, mais acessível do que numa floricultura.