Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Banco de Sangue promove ação para incentivar doadores

25/11/2021 - 13h09min

Atualizada em 25/11/2021 - 14h13min

Foto: divulgação

Por Luis Soares  

Porto Alegre- Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue e alcançar níveis mais satisfatórios de doações, o Banco de Sangue do Hospital Divina Providência (HDP) promoverá um dia especial com os doadores voluntários nesta quinta-feira (25). Serão entregues camisas comemorativas para os cinco primeiros voluntários da manhã e para os cinco primeiros da tarde. Além disso, o Banco de Sangue irá oferecer lanche especial, lembrancinhas, além de um espaço com painel para foto.

A ação tem como foco atrair novos doadores voluntários, e não os doadores de reposição (aqueles que fazem doação para um determinado paciente), como informa a supervisora do Banco de Sangue do HDP, Aline de Souza Mazur. “Conseguimos repor com doadores de reposição, mas não é o ideal, pois necessitamos de mais voluntários, que estão escassos. Está muito fraco o movimento”, alerta.

 

De acordo com a supervisora, as doações caíram de 30% a 40% em 2021. Ela explica que a procura é sazonal, e que os dois últimos meses estão apresentando registros muito baixos de doação: até setembro, registrou-se média de 200 a 250 doações por mês. Em outubro, foram apenas 113 e, em novembro, foram menos de 80 até o dia 23.

 

Aline ressalta que há preferência por doações realizadas durante o período da manhã. “Estamos fazendo transfusão de pacientes que precisam de plaquetas. A dificuldade é que os doadores acabam vindo de tarde e acabamos não conseguindo produzir as plaquetas. Por isso, pedimos que, se possível, venham de manhã”, destaca. E acrescenta que os sangues com fator negativo são os que mais estão em falta, mas enfatiza que todos os sangues são bem-vindos.

 

Desinformação e medo

A desinformação e o medo gerado pela pandemia da Covid-19 são entraves para a adesão, salienta a supervisora. Ela explica que muitos acreditam que, após a vacina contra a Covid-19, é preciso esperar muito tempo para doar (quando na verdade o procedimento pode ser feito uma semana após a imunização). Além disso, cita o medo de contaminação no hospital, esclarecendo que isso não faz nenhum sentido, pois o acesso ao Banco de Sangue do HDP é separado do ambiente hospitalar. Ela reforça que o doador deve ficar seguro que o sangue doado não fará falta, além de não haver nenhum risco de qualquer contaminação.

 

Um doador salva até quatro vidas

“A pessoa tem que ter consciência de que, ao doar, irá salvar até quatro vidas, porque o sangue não é só a hemácia, só o sangue puro, ele é fracionado. Com isso, o doador acaba impactando, de 15 a 20 minutos, em até quatro pacientes. É um gesto altruísta e muito importante para a sociedade. Não precisamos esperar que algum familiar ou conhecido fique doente para doarmos sangue. É preciso que vire uma rotina em nossas vidas”, enfatiza.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.