Estado - País - Mundo
Brasil e Portugal firmam acordo para fabricar avião Super Tucano
Embraer firma acordo com empresas aeroespaciais portuguesas para desenvolver base tecnológica e industrial de defesa de Portugal
Mundo – A Embraer, empresa brasileira líder na fabricação de aviões comerciais, executivos e militares, assinou nesta segunda-feira (24) um memorando de entendimento com diversas empresas aeroespaciais portuguesas para o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal e fabricação da aeronave Super Tucano, destinado a combate aéreo.
A cerimónia decorreu nas instalações da empresa OGMA em Lisboa e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial ao país, e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O acordo foi assinado com as empresas OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação (ETI) e GMVIS Skysof.
O objetivo principal do acordo é desenvolver a Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal, que visa consolidar e expandir a capacidade industrial e tecnológica do país no setor aeroespacial e de defesa. O desenvolvimento da aeronave Super Tucano, em sua versão A-29N, é uma das iniciativas previstas no acordo e visa atender às necessidades dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar de defesa coletiva entre países norte-americanos e europeus, da qual Portugal faz parte.
Segundo a Embraer, o acordo também inclui o potencial relacionamento estratégico nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o objetivo de ampliar e aumentar as relações comerciais de longo prazo entre as empresas durante as fases de desenvolvimento, produção e suporte à operação da aeronave A-29N.
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou a importância do acordo para a empresa e para o setor aeroespacial e de defesa em Portugal. “Este acordo fortalece a nossa parceria estratégica com Portugal e consolida ainda mais a nossa presença no país. Estamos muito satisfeitos em fazer parte deste projeto de grande importância para o desenvolvimento do setor aeroespacial e de defesa em Portugal”, afirmou.
Os investimentos realizados pela Embraer em Portugal, na OGMA e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora, alcançaram US$ 500 milhões. O governo português resistiu em comprar cinco aeronaves KC-390 da Embraer para a Força Aérea Portuguesa, com entrega a partir de 2023. A viagem de parte da comitiva presidencial entre Matosinhos e Lisboa ocorreu a bordo de um KC-390, controlado pelo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do Ar, Marcelo Damasceno.
Com o acordo, a Embraer consolida sua posição no mercado aeroespacial europeu e amplia suas possibilidades de negócios no setor de defesa. A empresa já possui parcerias com diversas