Estado - País - Mundo

Cão bombeiro aposentado continua salvando vidas

26/11/2023 - 10h34min

Atualizada em 29/11/2023 - 19h47min

O labrador aposentado do Corpo de Bombeiros, Billy (6), protagonizou mais uma atitude heroica e inusitada: doou sangue para outro cão compatível, que faz tratamento contra uma doença. O gesto aconteceu na última semana.

Billy atuou em Bento Gonçalves, por cerca de três anos, quando se aposentou. Ele foi encaminhado ao soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Ivoti, Porto, que ficou responsável pelo cão. Há três anos, ele fica no quartel do Município, mas continua sendo utilizado para trabalhos educativos com as crianças.

Soldado Porto relatou que Billy foi treinado para salvamento de pessoas com vida. Atividade, esta, que desenvolveu por três anos. Durante esse período, encontrou cerca de 14 pessoas perdidas. Mesmo fora de atuação em resgate, o mascote do Corpo de Bombeiros Militar de Ivoti continua ajudando, da sua maneira. Dessa vez, através da doação de sangue para outro da mesma espécie.

O sangue foi doado para a cachorra Nina, uma border collie, que passa por um tratamento contra uma doença do carrapato, e precisa fazer uma transfusão de sangue para sobreviver.

A dona da Nina, Raquel Berghan, comentou que a cachorra já tinha feito uma transfusão, mas o veterinário indicou comprar uma bolsa de sangue concentrado de hemácias, porque as dela estavam baixas.

“Durante a semana ela não reagiu à transfusão, fizemos outro exame de sangue e constatou que as plaquetas dela também estavam baixando. Então o veterinário sugeriu acharmos um doador pra fazer a transfusão de sangue total, com hemácias e plaquetas”, lembrou Nina.

Para salvar Nina, foi uma corrida contra o tempo, já que precisava imediatamente de uma transfusão. “Mais um dia, ela não sobreviveria”, disse Raquel.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário