Estado - País - Mundo
Censo Escolar revela crescimento no número de matrículas
O Censo Escolar da Educação Básica 2022 divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que houve aumento no número de crianças e adolescente matriculados em todo território nacional. Os dados contemplam, inclusive, escolas privadas. Esse crescimento é consequência do fim da pandemia da Covid – 19, segundo dados do levantamento.
No ano passado, foram registrados 47,4 milhões de estudantes, distribuídos em 178,3 mil escolas de educação básica. Ou seja, o número aponta um crescimento de 714 mil alunos a mais que no período anterior, 2021. Ao mesmo tempo, apresentaram expansão de 10,6% nas matrículas. Inclusive, as escolas particulares foram as que tiveram as maiores perdas, de acordo com o (MEC).
O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou que o país se recupera dos prejuízos causados pela pandemia. Santana destaca que os índices voltam a ser o que eram antes das medidas restritivas. “A pandemia agravou o país em várias áreas, mas, principalmente, na área da educação. Estamos retomando os patamares”, disse.
O Censo revelou que as creches também aumentaram as matrículas em 2022, já que de 2019 a 2021 tiveram grande revés. Comparado a 2021, elas tiveram crescimento de 8,9% na rede pública e 29,9% na privada. Ao todo, o Brasil tem 47,4 mil creches, sendo que 66,4% são públicas e o restante privada.
O crescimento ocorreu também no ensino fundamental e médio. Já a alfabetização e o EJA não apresentaram aumento considerável no percentual.