Estado - País - Mundo
Cervejaria com reconhecimento internacional se instalará em Ivoti
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – Os sócios de uma tradicional cervejaria de Porto Alegre participaram da última sessão da Câmara de Vereadores, para apresentar seu projeto de instalação e construção de sua sede no município. Reconhecida e ganhadora de diversos prêmios, a marca escolheu a cidade para instalar sua fábrica, que no futuro, poderá ser frequentada por turistas e demais visitantes. Os sócios da empresa Andre Bettiol, Alex Santos e Christian Bonotto, juntamente com o colaborador Leonardo Baldino, foram até a sede do poder legislativo para esclarecer dúvidas e se apresentar à comunidade.
Um dos proprietários, Alex Santos, ressaltou que o motivo de transferir a matriz da cervejaria de Porto Alegre a Ivoti, deve-se à cultura local que, predominantemente, aprecia e valoriza uma boa cerveja. Além disso, Santos destacou que a população é formada por muitos imigrantes alemães, e que estes cultivam as raízes de um bom malte. “Há muito tempo estudamos um local ideal para desenvolver nossa cervejaria e poder implantar um projeto legal. Chegamos em Ivoti e vimos que é uma cidade que tem a cultura alemã muito identificada com o que produzimos. Além disso, um dos nossos sócios já morava aqui, por isso, conhecíamos”, explicou Santos.
Além da região e o município estarem ligados culturalmente com o produto comercializado pela marca, o sócio Christian Bonotto lembrou que a posição estratégica da empresa na localidade, facilitará na logística da empresa.
Os sócios da empresa pretendem se mudar junto com sua cervejaria, adotando Ivoti como sua nova casa. Eles já estão em processo de mudança e devem ser, dentro de alguns anos, novos moradores da Cidade das Flores.
Recepção
A chegada de uma nova empresa foi recebida com entusiasmo pelos parlamentares, de modo que não faltaram saudações dos vereadores e desejos de uma boa estadia.
A sede da empresa ficará no final da Rua do Imperador, depois do Campo do Medtler. Será uma área grande que contará com a fabricação de cerveja, que hoje passa dos 170 a 200 mil litros por mês. Mas, além de apenas fabricar a cerveja, a Tupiniquim criará um espaço para visitação, em que o cliente terá oportunidade de vivenciar e ver o processo de fabricação da bebida.
Atualmente, essa é uma demanda que a marca enfrenta, mas, como o espaço em Porto Alegre não dá suporte para esse tipo de atividade, ficou inviável manter a estrutura na capital, tendo que selecionar uma nova casa para essa marca reconhecida internacionalmente.
A instalação em Ivoti está prevista para ocorrer dentro de um ano, entre junho e agosto de 2024. A ideia é aproveitar os períodos de inverno para a sua construção, já que, durante o verão, a demanda por cerveja é maior e não dá tempo para fazer a mudança.
INVESTIMENTOS
O Município entrará com uma contribuição para incentivar a instalação da empresa na cidade, a fim de aprimorar de se beneficiar, futuramente, com a geração de empregos e novas oportunidades de turismo para a região. No ano de 2023, está programada um aporte de até R$ 100 mil. Para 2024, soma-se mais R$ 50 mil.
RECONHECIMENTO
A qualidade da cerveja já foi reconhecida pelos clientes que hoje contribuem para a grande produção da bebida. Mas, além do público, a Tupiniquim coleciona muitos prêmios nacionais e internacionais.
Ganhou, em 2018, o World Beer Cup, em Brasília. A competição é a Olimpíada das cervejas. Na disputa, ficou com o ouro, com a Tupiniquim Pecan Imperial Stout. No mesmo ano, faturou a Copa Cerveja Brasil ABRACERVA, também tendo ganhado ouro com a Tupiniquim Manjar Negro. Na mesma competição, conquistou prata com a Coconut IPA, e bronze com os estilos Logica Absurda, Mandala Imperial Stout e Avela Frape. Na continuidade das Copas do Mundo de cervejas, foi em 2016 que ganhou prata e bronze no Chile, com diversas variedades de suas bebidas.
Local em que será construído nova cervejaria de Ivoti