Estado - País - Mundo
Chuva ácida pode atingir o Estado nesta quarta-feira
Estado – A fumaça das queimadas que atingem o Centro-Oeste do Brasil podem causar chuva ácida no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (9). De acordo com o portal Conexão Geoclima, as fumaças são visíveis até mesmo por imagens de satélite.
Segundo o Conexão Geoclima, jatos em baixos níveis trazem ar quente e úmido para o Estado, proporcionando o deslocamento da densa camada de poluição, onde não é descartado a chance de chuva ácida. Este fenômeno configura-se na precipitação com a presença de ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso, resultantes de reações químicas que ocorrem na atmosfera.
O portal relembra que todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição. Porém, as chuvas tornam-se um problema ambiental quando o seu pH é abaixo de 4,5.
Entenda o que é a chuva ácida:
Toda chuva possui um grau de acidez, devido a presença de ácidos no ar, que se acoplam as gotas de chuva. Porém, quando essa acidez é mais forte, a chuva se torna ácida. Acontece devido a presença de óxidos de enxofre na atmosfera, liberados por vulcões e queimadas.
Estudos também mostram que os gases das queimadas podem, ao serem inalador por um tempo, causar até câncer. Além disso, a chuva ácida causa problemas materiais como corrosão de mármores e metais, entre outros.
Fonte: Conexão Geoclima