Estado - País - Mundo
Chuva deve retornar ao Estado no final desta semana; veja o que diz a previsão
O “veranico” dos primeiros dias de junho será interrompido na segunda quinzena do mês. Na tarde deste domingo (9), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que uma frente fria vai ocasionar o retorno das chuvas ao estado entre os dias 14 e 17.
Segundo a Sala de Situação, hoje, às 14h30, os modelos de previsão indicavam que os volumes acumulados para o período devem ficar entre 50 mm e 120 mm na região das Missões, Centro e Noroeste.
Já em Porto Alegre, região Metropolitana, Vales e Serra, os volumes podem variar entre 45 mm e 75 mm.
“Permanece a condição de um novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país”, informou a Defesa Civil.
A situação está sendo monitorada e municípios estão articulando a adoção de medidas preventivas. Segundo o governo, “especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção, desobstrução e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores“.
A tragédia climática de maio matou 173 pessoas, deixando 38 desaparecidas, 806 feridas e mais de 603,2 mil fora de casa. Cidades foram devastadas: 476, de um total de 497, sofreram algum tipo de dano. O estado soma bilhões de reais em prejuízos.