Estado - País - Mundo
Chuva volumosa no Sul do Brasil encerrará onda de frio intenso
Um episódio de chuva volumosa previsto para este fim de semana no Sul do Brasil marcará o fim da prolongada e intensa onda de frio que afeta o Rio Grande do Sul desde o final de junho. Durante essa onda de frio, as temperaturas chegaram a 9,1ºC abaixo de zero no Sul gaúcho e registraram marcas negativas até na região metropolitana de Porto Alegre.
Previsão do Tempo para o Fim de Semana
A instabilidade climática, causada por um centro de baixa pressão atmosférica, trará nuvens de desenvolvimento vertical que provocarão chuvas moderadas a fortes, além de risco de trovoadas e granizo isolado nos três estados da região Sul.
Sábado: O sol aparecerá com nuvens no Rio Grande do Sul, mas o Leste e o Nordeste do estado poderão ter chuva isolada na primeira metade do dia. À tarde, a instabilidade presente desde cedo no Paraná avançará para Santa Catarina e atingirá a maior parte da Metade Norte gaúcha, bem como pontos do Centro e do Oeste do Rio Grande do Sul até o final do dia.
Domingo: A nebulosidade dominará a região Sul, trazendo chuva para a maioria das áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Apenas alguns pontos no Norte do Paraná e nos extremos Oeste e Sul do Rio Grande do Sul poderão não ter precipitação.
Impactos e Previsões
Além da chuva, a baixa pressão trará ventos moderados, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, especialmente entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, podendo haver rajadas nas praias, principalmente na zona entre Mostardas e Torres.
Segunda-feira: A instabilidade se afastará para o oceano, e o tempo ficará firme na maior parte do Sul do Brasil. No entanto, áreas mais a Leste dos três estados poderão ainda ter chuvas, incluindo o Litoral Norte gaúcho e o Leste catarinense e paranaense.
Risco de Chuva Forte e Acumulados Previstos
Há um risco significativo de chuvas localmente fortes no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul durante o fim de semana. No Paraná, o risco é maior no Sudoeste e no Sul; em Santa Catarina, em diversas regiões; e no Rio Grande do Sul, no quadrante Norte do estado, incluindo a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.
Os maiores volumes de chuva são esperados em Santa Catarina e partes do Paraná, com muitas localidades registrando entre 50 mm e 100 mm, e algumas áreas podendo acumular mais de 100 mm, especialmente no território catarinense.
FONTE: MetSul