Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Clima frio altera as dinâmicas do comércio em Dois Irmãos

08/11/2022 - 20h55min

Lojistas do setor de roupas falam como lidam com as baixas temperaturas fora de época. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Dois Irmãos – Chuva, frio e até mesmo possibilidade de neve. Estas previsões feitas pelos metodologistas, desafiam o clima que normalmente, no mês de novembro, é marcado pelos efeitos do calor em todo o Brasil. O que vem ocorrendo é quase é extensão do clima frio, alterado as dinâmicas em diversos setores da economia, desde os agricultores, até o comércio local.

Especialistas explicam que essa mudança é em decorrência do fenômeno La Niña. O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Ou seja, além de baixar as temperaturas, o fenômeno pode gerar fortes chuvas, ventos e temporais.

As proprietárias das lojas Fascínio, no Vale Verde e Pitukinhos, no Centro, explicam em entrevista como essas divergências climáticas alteraram a dinâmica delas na hora de administrar o comércio local. “Com esse frio fora de época, acabamos vendendo não só a moda verão, mas também a meia estação. Não caiu as vendas, as vendas estão boas, mas ficamos um pouco indecisos na hora escolher o que vestir. Também temos que ter um cuidado maior as crianças não pegarem gripe. O que entra agora de compras é só verão, até porque é mais difícil de conseguir inverno e meia estação nesse período. Por isso, o que vendemos de meia estação e de frio é o remanescente da estação passada. Quem trabalha com roupa infantil, a meia estação nunca entra na liquidação, porque vende o ano todo”, disse Janice Maria Grohmann Knorst, proprietária da Pitukinhos, no Centro.

 

Tatiane Zimmer, é proprietária da loja de roupas Fascínio, no Vale Verde. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

“Nós temos que ter as duas coisas na loja, como camisas de manga longa, porque ainda vendemos. Essa época nos outros anos, praticamente tínhamos apenas roupas de verão na loja. Agora não, está mais complicado e precisamos deixar as duas estações para vender, se não, acabamos não vendendo. Quando os dias estão mais frios os clientes não querem roupa de verão, só se tiverem alguma festa ou evento. Se tu não tens as duas coisas tu deixas de vender. Para mim não afetou as vendas, mas tenho outras colegas lojistas que disseram que sim. Para mim esse mês foi muito bom”

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.