Estado - País - Mundo
Com novidades, os primeiros dias do 193º Kerb de São Miguel ficaram na história de Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Depois de dois anos o Kerb de São Miguel voltou para as ruas em sua 193º edição, lotando o Centro de Dois Irmãos que ficou envolto pela festividade. O evento começou na sexta-feira, 23, e seguiu ao longo deste sábado e domingo, 24 e 25. Mas não terminou por aí: quarta e quinta-feira desta semana tem mais.
Até agora foram dezenas de atrações musicais e culturais que enalteceram a cultura germânica, mantendo viva a promessa dos primeiros imigrantes, náufragos do navio Cecília, que consagraram sua chegada ao Brasil agradecendo ao santo do dia, o Arcanjo São Miguel – padroeiro da cidade.
O evento ocorreu no Largo Felipe Seger Sobrinho, nas Avenidas São Miguel e 25 de Julho. Este ano também teve programação especial na Praça do Imigrante com um espaço mais reservado para as famílias, ou seja, local mais tranquilo e não tão agitado.
ORGANIZAÇÃO FOI DESTAQUE
Além de muita bandinha típica, comidas tradicionais, chopp, Bierwagen, Desfile Temático e grupos festivos, o grande destaque do evento foi a organização. Pela primeira vez na história houve cobrança de ingressos (no valor simbólico de R$ 10) para adentrar no perímetro do evento.
Com isso também ocorreu a revista e ficou proibida a entrada com coolers, o que redundou em elogios por parte dos moradores, visitantes e expositores que, além da organização, destacaram que teve mais segurança comparado à edições anteriores pois, o público que veio, realmente esteve presente com a intenção de participar da festa – e não promover algazarra.
O resultado disso foi um evento lotado durantes estes três primeiros dias. Só na sexta-feira foram comprados mais de mil ingressos de forma antecipada. As ruas estiveram lotadas e, conforme o comandante da Brigada Militar, tenente Elton Dhein, o Kerb transcorreu com êxito total, com pontuais desordens que foram imediatamente contidas – as forças de segurança contaram com reforço da Força Tática e Rocam do 3º, 25º e 32º Batalhão de Polícia Militar, além de grande empenho das guarnições locais.
À noite, após os encerramentos, as ruas se mantiveram limpas, sem lixo espalhado ou vidros quebrados.
Avaliação do prefeito Jerri
O prefeito Jerri Meneghetti falou da sua satisfação com os resultados iniciais dos primeiros dias, destacando que com as mudanças realizadas foi possível entregar um evento com mais qualidade e segurança para a comunidade.
“A sexta feira foi de excelente público, particularmente, eu ainda não havia presenciado tanto público na sexta que antecede um fim de semana de Kerb. O sábado transcorreu de forma ordeira, com as pessoas se divertindo e trazendo crianças para festejar. Quando as famílias se juntam à festa trata-se de um excelente indicador. Não encontramos garrafas quebradas nem caixas de som espalhadas pelas ruas com músicas que destoam da festa, o que era comum nas edições anteriores. O Kerb está mais seguros e com melhor estrutura para atender o público”.
Jerri pontua que conversaram com diversas pessoas nestes dias iniciais e colheram elogios e sugestões. “Constatamos diversos pontos a serem melhorados para o próximo ano, mas estamos no caminho. Nossa equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está fazendo o máximo pelo evento, com apoio das demais secretarias e departamentos e não falta esforço e dedicação para entregar o melhor resultado possível para nossa comunidade e visitantes”, reforçou.
Pelo feedback recebido do público no evento, o prefeito acredita que a meta inicial foi alcançada. “Todos com quem conversamos elogiaram a organização do Kerb”.
Maicá destacou a segurança
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, os primeiros dias de evento não poderiam ter sido melhores. “O público aprovou as mudanças, a estrutura está bem melhor e o pessoal se sentiu seguro dentro do evento, podendo se divertir com a família e amigos”, afirmou, destacando que é de conhecimento que alguns aspectos podem ser melhorados. “Sempre procurando receber bem a nossa comunidade e visitantes”.
Participantes aprovaram os primeiros dias
“Eu esperava que até não tivesse tanto movimento por causa do ingresso. Mas, eu percebi que está muito mais organizado, sem bagunça, veio um nível diferente de pessoas. Não teve mais aquelas confusões, gurizada brigando, nada disso. Achei o máximo”.
——
“Eu achei ótimo o evento, tranquilo. Muito movimento aqui no lonão principal. Eu saí daqui perto das 23h30 de sábado e não tinha lixo no chão, latinhas jogadas, nada. Tudo organizado”.
——
“Todos os anos o Kerb de São Miguel é bom. Muito movimento. Vendemos muitos bolinhos de batata. O pessoal já nos conhece e sempre fazemos na hora para eles. Até esperam na fila se necessário pois sabem da qualidade e sempre tratamos todos de forma igual”.
——–
“Eu fico aqui na cozinha, tem muita correria, mas o movimento é grande pelo que deu para ver. O evento é muito divertido, animado, e as vendas estão boas. E isso é muito bom para a gente”.
Bierwagen “arrastou” multidões no sábado
Na tarde de sábado foi dia do tradicional Bierwagen. O caminhão temático distribuiu mais de 1.500 litros de chopp e alegria por diversas ruas e, por onde passava, levava consigo uma multidão.
A organização é de 62 voluntários que, durante semanas, preparam o caminhão caracterizado em formato de barril, revestido-o de flores, cores e faixas que enaltecem a cultura alemã. Cerca de 60 empresas são parceiras e tem a sua marca divulgada no próprio veículo.
Os integrantes se revezavam entre servir chopp, levar correndo até as residências e, também, animar o evento. Teve até parada especial onde as meninas do grupo dançaram na Praça do Imigrante. Além disso, à convite da Prefeitura, participaram do Desfile no domingo, distribuindo spritzbier.
Desfile temático conectou o Kerb às raízes da tradição
Na tarde hoje, 25, o tradicional Desfile Temático conectou a festividade do Kerb às tradições da cultura germânica, remetendo ao trabalho e costumes dos primeiros imigrantes que aqui chegaram. A atração lotou a Av. 25 de Julho e contou com centenas de integrantes.
Quarta e quinta-feira
Nesta quarta-feira a festividade começa às 8h com o Kerb das escolas. Às 16h terá bandinha típica Os Farristas e, das 19h até 22h Banda Berlim.
Na quinta-feira, 29, dia do Arcanjo São Miguel, a manhã começa com alvorada festiva, com cultos e missas às 9h seguidas de procissões religiosas. Às 10h45 ocorre a polonese na frente da Sociedade Santa Cecília. Durante a tarde diversas atrações musicais, como La Montanara e Chopão.