Estado - País - Mundo
Com trabalho e determinação Maico Klein realiza sonho de empreender
“Arrisquei abrir um negócio porque vi naquele momento uma oportunidade.”
Por Hermes Reich
Morro Reuter – Em sua trajetória de vida, Maico Klein, de 39 anos, já trabalhou como entregador de jornais, na construção civil e motoboy. Após anos de esforço tornou-se dono da renomada Pizzaria Klein, em Morro Reuter.
Klein conta que sempre gostou da área da culinária, apesar de nunca ter trabalhado em restaurante. “Arrisquei abrir um negócio porque vi naquele momento uma oportunidade, a qual me apeguei.”
Felizmente o empreendimento prosperou. “Jamais havia passado pela minha cabeça que eu atenderia pessoas de outras cidades da região.”
Maico ainda lembra do tempo em que saia com a namorada para jantar fora e, para degustar um rodízio de pizza, sempre tinha quer ir para outras cidades.
“Quando desejávamos comer rodízio de pizza, sempre tínhamos quer ir para Dois irmãos ou Novo Hamburgo. Então, veio a ideia que eu poderia criar um rodízio em Morro Reuter, e isso me motivou a empreender”, destaca.
Período difícil, mas recompensador!
As dificuldades que surgiram nos quatro primeiros anos devido às despesas geradas pela construção e a abertura da pizzaria, obrigaram o empreendedor a encontrar um trabalho extra, a fim de melhorar o orçamento da família. Foi aí que apareceu a oportunidade de trabalhar no O Diário, em Dois Irmãos, onde Maico atuou como entregador de jornal. “Para mim não poderia ser melhor, pois dessa forma foi possível conciliar três funções: de pedreiro no turno da manhã, o trabalho na pizzaria e também no Jornal nas madrugadas – foram cerca de 6 anos de muito aprendizado.”
Tempo de colher
Para Maico, a vontade de vencer seguia ainda maior. O que o motivou a investir no mercado de Fast-food, através da compra de uma Towner (modelo de Topique) para comercializar os cachorros-quentes que produzia. Com isso, reduziu-se o risco de encerrar as atividades na pizzaria devido as contas contraídas com a construção e às despesas para abrir o negócio. A partir do lucro obtido nas vendas do lanche nas escolas e nos eventos, tudo melhorou.
Hora de investir
Entre os anos de 2008 e 2010, a pizzaria dava os primeiros indícios de um futuro promissor – em média 40 jantas eram servidas, tendo seu o espaço lotado . “Após verificar o crescimento do público, disse a minha esposa o seguinte: está na hora de investir no negócio!”, recorda Maico.
A parceria do casal fortaleceu a decisão de buscar empréstimo para alavancar a pizzaria. “A Mara sempre foi muito parceira. Perguntei a ela se também achava que conseguiríamos pagar o empréstimo e, caso concordasse, iríamos pegar o valor. Deu certo!”
A pizzaria se consolidou e hoje é referência gastronômica na região. O reflexo disso, em 2010, um novo prédio de 200 metros quadrados foi construído para dar conta da demanda – recebe público da região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Sinos e arredores. “Hoje, apesar do meu sonho de empreender, não me considero um patrão. Trabalho no caixa, sirvo as mesas e realizo entregas. O que precisar fazer a gente faz, estou sempre ajudando.” Maico é casado com Mara e pai do Bernado, de 3 anos, e do Rafael, de 2 meses.
Mais de 30 variedades de pizza
Entre pizzas salgadas e doces, o cliente encontrará mais de 30 variedades, com massa produzida na própria casa e ingredientes selecionados. Atualmente, o restaurante serve em média 2.000 jantas, além do serviço de tele entrega. A casa ainda oferece rodízio de bifes, massas e saladas. O valor do rodízio é R$ 65,00 por pessoa.
O estabelecimento fica na Rua Imigrantes,67, bairro Planalto, em Morro Reuter.