Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Cooperativa Piá: Associados assumem interinamente direção após decisão judicial

26/05/2023 - 21h15min

(CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Nova Petrópolis – Associados da Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda assumirão interinamente a direção da instituição, graças a uma liminar deferida pela justiça. O juiz Franklin de Oliveira Netto emitiu a decisão nesta sexta-feira, dia 26, permitindo que os interinos assumam as responsabilidades até a realização da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 19 de junho. A medida busca garantir a continuidade das atividades da cooperativa nas próximas semanas, incluindo o pagamento dos funcionários da usina do Bairro Piá, dos supermercados da rede e dos produtores leiteiros.

Na última terça-feira, uma comissão se reuniu com representantes do judiciário na usina do Bairro Piá para apresentar seus pedidos. Após ouvir as demandas, a assessora Vitória Aguiar encaminhou a solicitação ao Fórum de Nova Petrópolis. Hoje, a decisão definiu Elton Bischoff, Jorge Dinnebier e Severino Seger como diretores interinos. A definição dos cargos de Presidente, Vice-presidente e Secretário será realizada em acordo comum dentro da Cooperativa Piá na próxima segunda-feira, dia 29.

O juiz Franklin mencionou a crise enfrentada pela cooperativa e a necessidade de formar uma diretoria interina até a data da assembleia. Ele ressaltou a importância de contornar essa fase sem precedentes na história da Cooperativa Piá, que por muitas décadas foi um pilar do desenvolvimento econômico de Nova Petrópolis e uma fonte de sustento para várias famílias. O magistrado enfatizou a necessidade de esforço conjunto dos membros, colaboradores e associados remanescentes para cumprir os objetivos da cooperativa e promover uma reestruturação que permita a recuperação financeira, além de reconquistar a confiança dos associados, clientes e fornecedores.

Diante desse cenário, o juiz considerou prudente e necessário nomear uma administração provisória durante a crise, a fim de superar as obrigações mais urgentes. Essa medida visa proporcionar à futura diretoria, que será eleita na Assembleia Extraordinária já agendada, condições favoráveis para avançar na desejada reestruturação e garantir a perenidade da cooperativa no mercado, como destaca um trecho do documento.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.