Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Corregedor da Câmara deve concluir até quarta análise de punições contra Marcel e outros deputados

11/08/2025 - 09h14min

Deputados de oposição ocuparam a Mesa da Câmara dos Deputados (Foto:. Saulo Cruz/Agência Senado)

O corregedor da Câmara dos Deputados, Diego Coronel (PSD-BA), pretende apresentar até a próxima quarta-feira (13) os pareceres sobre processos disciplinares contra parlamentares que participaram da ocupação do plenário da Casa. O episódio, classificado como “grave” pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), interrompeu os trabalhos legislativos por mais de 30 horas.

As denúncias, encaminhadas pela direção da Câmara na noite de sexta-feira (8), envolvem inicialmente 14 deputados dos partidos PL, PP e Novo, mas o número pode aumentar conforme a análise técnica avance. Entre os nomes citados estão líderes partidários como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Zucco (PL-RS) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

A corregedoria recebeu formalmente as denúncias na segunda-feira (11). A partir desse momento, há um prazo de 48 horas para manifestação sobre pedidos de suspensão ou cassação. Coronel afirmou que pretende se reunir com Motta e outros integrantes da Mesa Diretora para discutir os casos.

O processo seguirá o rito sumário criado na gestão de Arthur Lira (PP-AL), que permite suspender deputados antes do julgamento no Conselho de Ética. Nesse formato, após manifestação da corregedoria, a Mesa pode recomendar suspensão imediata, e o Conselho de Ética tem até três dias úteis para decidir se mantém ou revoga a medida. Mesmo suspenso, o parlamentar ainda pode responder a processo que leve à cassação.

Hugo Motta já aplicou o rito sumário em dois casos: Gilvan da Federal (PL-ES) e André Janones (Avante-MG). Nos dois episódios, o Conselho de Ética confirmou a punição.

A ocupação do plenário foi organizada por deputados de oposição como forma de pressionar pela análise de propostas e protestar contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os investigados também estão Carlos Jordy (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Allan Garcês (PP-MA), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Domingos Sávio (PL-MG), Zé Trovão (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS) e Julia Zanatta (PL-SC).

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.