Estado - País - Mundo
Desalojados após duto romper em barragem poderão retornar às casas em 72 horas
Brasília – Em 72 horas, deve estar resolvida a situação na Barragem do Jati, no Rio São Francisco, no Ceará, após o rompimento de um duto, que forçou a retirada de cerca de 2 mil pessoas de suas residências, em um raio de 2 quilômetros do local do acidente.
Equipes técnicas da Defesa Civil Nacional – entre eles especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos – já estão no local para avaliar a estrutura, dando início aos trabalhos de manutenção. Em nota, o ministério informou que, apesar de o vazamento ter sido contido poucas horas após a ocorrência, “existia a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação naquele momento”.
Técnicos estimam uma perda de quase 2 milhões de metros cúbicos de água. “Nesse caso não se perde tudo, porque a água foi [naturalmente] escoada a outra barragem, na linha de seis barragens na fronteira com a Paraíba”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
O ministro informou que uma outra avaliação será feita no domingo, 23, para ver se é possível antecipar o retorno das pessoas a suas residências, em prazo inferior ao inicial, de 72 horas. “A barragem continua íntegra, com sua sustentabilidade preservada. Tem mais de 140 metros de largura. Ainda tem 80 ou 90 metros, o que é mais do que suficiente para segurar a água”, disse ele.
Fonte: Agência Brasil