Estado - País - Mundo
Desemprego atinge menor patamar da história e chega a 5,2% em novembro, aponta IBGE
30/12/2025 - 11h15min
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro, o menor índice desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Em relação ao trimestre anterior, encerrado em agosto, quando a taxa era de 5,6%, houve uma redução de 0,4 ponto percentual. Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo foi ainda mais expressivo, já que o índice era de 6,1%.
Com o resultado, o número de pessoas desocupadas no país caiu para 5,6 milhões. Isso representa uma diminuição de 7,2% em relação ao trimestre anterior e de 14,9% na comparação anual, o equivalente a 988 mil pessoas a menos sem trabalho.
A população ocupada também alcançou um novo recorde, chegando a 103 milhões de pessoas. O total cresceu 0,6% no trimestre encerrado em novembro e 1,1% na comparação com o ano anterior, o que significa mais 1,1 milhão de trabalhadores empregados.
Já a força de trabalho no país — que soma ocupados e desocupados — foi estimada em 108,7 milhões de pessoas, enquanto a população fora da força de trabalho ficou em 66 milhões, ambos sem variação significativa em relação ao período anterior.
O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 59%, o maior da série histórica. O indicador avançou 0,2 ponto percentual frente ao trimestre anterior e se manteve estável em relação a 2024.
Outro dado positivo foi a queda da taxa de subutilização da força de trabalho, que reúne desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais horas e aquelas que desistiram de procurar emprego. O índice ficou em 13,5%, também o menor da série histórica, com 15,4 milhões de pessoas nessa condição.
Segundo o IBGE, os resultados reforçam o aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, impulsionado pelo crescimento do emprego formal, que segue próximo da marca de 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Conteúdo recomendado
Encontrado corpo de homem que desapareceu na Praia da Guarita, em Torres
Tradicional bingo da Sociedade Aliança acontece dia 28 em Picada Café
Morro Reuter de volta às aulas na rede municipal
Funcionamento dos Serviços Públicos durante o Carnaval em Estância Velha
Ponte de Ferro passará por manutenção preventiva na quinta-feira
Jovem natural de Presidente Lucena morre após choque elétrico e velório é interrompido para necropsia no RS
Homem é preso por estelionato na praça central de Morro Reuter
Brigada Militar prende três suspeitos após roubo e prejuízo em lancheria em Ivoti
Caminhoneiro é indiciado por homicídio culposo após morte de motociclista em Lindolfo Collor
Motorista é flagrado com uma adolescente de 15 anos na carona de seu caminhão
Bombeiros prestam homenagem a colega de farda que morreu em acidente na região
Após manhã de sol, forte chuva atinge a região nesta tarde
VÍDEO: Ônibus escolar desgovernado atinge residência em Nova Petrópolis
Linha Olinda: morador relata problemas com falta de energia frequente há 15 anos
