Estado - País - Mundo
Desemprego atinge menor patamar da história e chega a 5,2% em novembro, aponta IBGE
30/12/2025 - 11h15min
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro, o menor índice desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Em relação ao trimestre anterior, encerrado em agosto, quando a taxa era de 5,6%, houve uma redução de 0,4 ponto percentual. Na comparação com o mesmo período de 2024, o recuo foi ainda mais expressivo, já que o índice era de 6,1%.
Com o resultado, o número de pessoas desocupadas no país caiu para 5,6 milhões. Isso representa uma diminuição de 7,2% em relação ao trimestre anterior e de 14,9% na comparação anual, o equivalente a 988 mil pessoas a menos sem trabalho.
A população ocupada também alcançou um novo recorde, chegando a 103 milhões de pessoas. O total cresceu 0,6% no trimestre encerrado em novembro e 1,1% na comparação com o ano anterior, o que significa mais 1,1 milhão de trabalhadores empregados.
Já a força de trabalho no país — que soma ocupados e desocupados — foi estimada em 108,7 milhões de pessoas, enquanto a população fora da força de trabalho ficou em 66 milhões, ambos sem variação significativa em relação ao período anterior.
O nível da ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 59%, o maior da série histórica. O indicador avançou 0,2 ponto percentual frente ao trimestre anterior e se manteve estável em relação a 2024.
Outro dado positivo foi a queda da taxa de subutilização da força de trabalho, que reúne desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais horas e aquelas que desistiram de procurar emprego. O índice ficou em 13,5%, também o menor da série histórica, com 15,4 milhões de pessoas nessa condição.
Segundo o IBGE, os resultados reforçam o aquecimento do mercado de trabalho brasileiro, impulsionado pelo crescimento do emprego formal, que segue próximo da marca de 40 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Conteúdo recomendado
Festa de Réveillon altera trânsito no Centro de Nova Petrópolis
Prefeitura de Nova Petrópolis adquire dois ônibus escolares e dois carros para a Secretaria Municipal de Educação e Desporto
Estância Velha garante R$ 1,8 milhão em investimentos para a construção da Rua Coberta
Nova Petrópolis terá Réveillon com shows musicais e queima de fogos na Praça das Flores
Obituário – 30/12/25
Meio Ambiente de Ivoti resgata aves e alerta para o tráfico de animais silvestres
Faleceu Lauro Morschel, aos 75 anos: o agricultor que amava a terra
Trânsito: colisão faz três vítimas na VRS-865 em Picada Café
Cafeense encontra jararacas de grande porte no interior de Nova Petrópolis
Estudante avança de série após reprovar em seis matérias e ainda recebe R$ 1.000 do Pé-de-meia
Temporal causa destruição e leva Treze Tílias a decretar emergência em Santa Catarina
VÍDEO: Chuva intensa coloca Florianópolis em alerta e causa alagamentos no Morro dos Cavalos
Caixão é encontrado boiando no Arroio em Gravataí
Nuvens de tempestade impressionam no litoral gaúcho
