Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Dezembro registra doação recorde para Banco de Alimentos da Ceasa

10/01/2021 - 17h56min

Permissionários da Ceasa doaram 199.081 quilos de hortifrútis (Foto: Eduardo Rodrigues/Ascom Ceasa)

Estado – Em 2020, o mês de dezembro registrou número recorde de doações para o Banco de Alimentos da Ceasa: 202,6 toneladas de frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis. Os hortigranjeiros são distribuídos para instituições assistenciais e famílias carentes cadastradas no programa social Prato Para Todos.

Do total das doações, feitas em sua maioria por permissionários da Ceasa, 103,9 toneladas de hortifrútis foram repassadas para creches, associações comunitárias, asilos e pessoas de baixa renda.

Além de dezembro ter sido o mês com a maior quantidade arrecadada no ano passado, o volume foi 148% superior às 81,7 toneladas de hortifrutigranjeiros recebidas no mesmo período em 2019. “Os números servem de alento para um ano de muitas dificuldades e são sinal de esperança para os meses que virão”, pontua a coordenadora do Banco de Alimentos, Rosandrea Vargas.

IPVA 2021: pagamento em janeiro pode garantir descontos de até 22,40%

A Emater/RS-Ascar, que mantém parceria técnica com a Ceasa, destinou 3.585 quilos de alimentos não perecíveis para a campanha social desenvolvida pela companhia com apoio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas). Todos os meses são entregues kits com produtos da cesta básica e hortifrútis para idosos cadastrados no programa Prato Para Todos que estão em isolamento social em virtude da pandemia.

Rosandrea acredita que as festas de final de ano estimularam a solidariedade de produtores e atacadistas, tendo inclusive aumentado o número de doadores. “Agradecemos aos permissionários que ajudam a manter ativo este programa de grande relevância social, que leva comida de graça para a mesa daqueles que não têm condições de comprar os alimentos”, destaca.

Automóvel cai de ponte e casal que saía de festa clandestina fica ferido

DISTRIBUIÇÃO
(dezembro de 2020)

199.081 kg de hortifrútis doados pelos permissionários
• 95.786 kg de frutas, legumes e verduras foram distribuídos para 133 entidades assistenciais, contemplando a alimentação de 68.793 pessoas.
• 4.650 kg foram repassados para 68 famílias, beneficiando 240 pessoas.
• 98.645 kg de hortifrútis, considerados impróprios para consumo, foram enviados para alimentação de animais das fazendas terapêuticas que acolhem, tratam e recuperam dependentes químicos que atuam como voluntários do programa social da Ceasa.

3.585 kg de alimentos não perecíveis destinados pela Emater/RS-Ascar
Feijão, arroz, lentilha, farinha de rosca e outros produtos foram entregues para idosos em isolamento social.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.