Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Diante do ataque em SC, como os municípios da região estão tratando a segurança das escolas

09/04/2023 - 12h28min

Atualizada em 09/04/2023 - 12h37min

Escolas já adotam diversas medidas de segurança, mas alguns municípios já estão implantando mais ações (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Guilherme Sperafico / Cleiton Zimer

O ataque a uma creche em Santa Catarina na quarta-feira da semana passada (5) – que deixou quatro crianças entre 3 e 7 anos mortas – trouxe à tona a discussão em torno da segurança das escolas em todo o País e, também, aqui na região.

IVOTI

Em nota oficial divulgada na manhã de quinta-feira, a Prefeitura lamentou o ocorrido e se solidarizou com as vítimas a anunciou que, de imediato, novas medidas de segurança estão sendo adotadas.
A Secretaria de Educação, juntamente com as Escolas, registrou sua preocupação com a integridade física das crianças e dos estudantes, recomendando um maior cuidado dos profissionais da educação, bem como dos pais e responsáveis, adotando as seguintes medidas:

– Atenção na chegada e na saída das escolas, portões fechados, controle de entrada de pessoas alheias ao ambiente escolar, máximo cuidado e atenção às crianças e aos estudantes;
– Criação de um grupo no WhatsApp com cada escola e a Brigada Militar;
– Intensificação da patrulha escolar, que faz a ronda durante a noite nas escolas;
– Buscar ampliação do sistema de monitoramento em frente às escolas, para ser monitorado pela Brigada Militar.

ESTÂNCIA VELHA

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, divulgou uma carta aberta aos pais, na noite de quinta-feira, assinada pelo prefeito Diego Francisco e pelo secretário Gustavo Guedes.
Na nota, a Administração informou uma série de medidas que já haviam tido início há algum tempo, visando criar ferramentas para oferecer segurança a todos os profissionais e alunos da rede municipal de ensino.
Entre as principais novidades está a instalação de um “botão de pânico” em todas as escolas municipais. Quando acionado, o dispositivo emite um alerta sonoro diretamente na central de monitoramento da Guarda Municipal. Esse sinal de alerta é a chave para que uma viatura seja deslocada, imediatamente, até a escola.
Além disso, já foram instaladas câmeras de reconhecimento facial, que irão detectar pessoas não identificadas que possam adentrar nas dependências das escolas. Esta medida está em fase de cadastramento de professores, alunos, pais e responsáveis.
Na carta, a Prefeitura também pede a colaboração dos pais, para que observem as regras de segurança das escolas, como manter os portões sempre fechados e evitar a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar.

DOIS IRMÃOS

De acordo com o prefeito Jerri Meneghetti, mesmo antes deste recente ocorrido a Administração já tinha essa preocupação com a segurança dos estudantes. “As escolas do Município são cercadas, contam com câmeras de segurança, portão eletrônico e o acesso é liberado apenas para pessoas que tenham vínculo com as instituições”, explicou.

De acordo com Jerri também há o serviço de guardas nas escolas para reforçar a segurança na entrada e saída dos estudantes. “Evidentemente que, na medida que houver oportunidade e viabilidade, novas ações serão realizadas gradativamente.”

O prefeito também pontuou que estão em contato com os prestadores de serviço (FADI e Contraturnos) para verificar melhorias.

MORRO REUTER

A prefeita Carla Chamorro afirmou que as escolas são cercadas e com controle de entrada e saída, além de algumas que possuem sistema de monitoramento por câmeras.

Nesta segunda-feira teremos uma reunião com todas as direções, junto com o delegado Borba, sargento Farias e presidente da Câmara de Vereadores, na intenção de reforçar com elas ou retomar alguns cuidados que são extremamente importantes em relação a segurança das nossas crianças”, adiantou.

SANTA MARIA DO HERVAL

A prefeita Mara Stoffel disse que as escolas, há anos, mantêm o padrão de ficar com os portões trancados. “Quando alguém vai lá, toca a campainha e é atendido. Nem todo mundo entra, já para amenizar o risco”, disse.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.