A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens em flagrante por maus-tratos a 25 galos de rinha da raça Mura, na tarde de segunda-feira (2), em Ijuí, no noroeste do Rio Grande do Sul. Os animais eram transportados de forma irregular no compartimento de carga de um furgão Fiat Fiorino, com placas de Alvorada.
Durante fiscalização na BR-285, os agentes abordaram o veículo e encontraram os galos acondicionados em caixas de papelão, sem ventilação adequada, impossibilitados de se mover e sem acesso à água ou alimentação. De acordo com a PRF, os animais vinham da região de fronteira e seriam levados para Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O motorista, de 29 anos, e o passageiro, um argentino de 44 anos, foram presos e encaminhados, junto com os animais, à Polícia Civil. Eles devem responder por crime de crueldade contra animais, previsto na Lei de Crimes Ambientais.
A ação contou com o apoio de fiscais da defesa sanitária animal da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul.