Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Dois Irmãos ocupa a 22ª posição em crescimento no Estado

22/10/2022 - 05h55min

Créditos: PMDI
Dois Irmãos – O Município de Dois Irmãos ocupa a 22ª posição em crescimento no Rio Grande do Sul, segundo diagnóstico econômico apresentado pela economista e consultora do Sebrae RS, Patrícia Palermo, no último dia 07 de outubro, trabalho desenvolvido por meio do Programa Cidade Empreendedora. O diagnóstico foi apresentado para o prefeito Jerri Meneghetti, vice-prefeito Juarez Stein, os secretários municipais, além da presença do gerente do Sebrae RS nos Vales dos Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti, e consultores do Sebrae.
O objetivo do diagnóstico econômico desenvolvido pelo Sebrae RS visa contribuir com o gestor público no desenvolvimento de políticas capazes de promover crescimento econômico local por meio do aproveitamento de oportunidades potenciais e da identificação de eventuais fatores de risco. É dividido em sete áreas: Perfil Demográfico, Perfil Social, Perfil Econômico, Mercado de Trabalho, Empresas, Infraestrutura e Contas Públicas. A análise apoia-se fundamentalmente no “Perfil das Cidades Gaúchas”, também desenvolvido pelo Sebrae RS, que conta com um vasto levantamento de dados de inúmeras fontes primárias e secundárias.
A respeito da economia de Dois Irmãos, além de crescer mais que a economia do RS, o município registrava em 2019 uma geração de riqueza em patamar bem superior à referência gaúcha. No mercado de trabalho formal, o ponto que chama atenção é a concentração do emprego em empresas grandes – com mais de um terço do emprego formal em seis estabelecimentos. Por outro lado, ao mesmo tempo em que grandes empresas empregam muito, há um grande número de estabelecimentos pequenos, que empregam pouco, com parcela grande de empresas no Simples Nacional.
O prefeito Jerri acredita que Dois Irmãos está no caminho certo. “Os dados apresentados no diagnóstico nos guiam nas áreas em que podemos melhorar e se destacar ainda mais, avançando como um município pró-empreendedorismo”, disse o prefeito, ressaltando que a cidade tem potencial para estimular ainda mais o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs), especialmente por meio das compras públicas, cuja absorção local por MPEs apresenta potencial de expansão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.