Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Dois Irmãos: Qual o significado do Natal?

24/12/2022 - 17h44min

Eder Oliveira e seu filho Pedro Michael de Oliveira. Créditos: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos 

Dois Irmãos – O Natal é uma das maiores datas festivas do ano, que celebra o nascimento de Jesus. A data teve origem nas comemorações pagãs, para celebrar o solstício de inverno e cultuar Mitra, o deus da luz.  A partir do solstício, o sol fica cada vez mais presente no céu do Hemisfério Norte, o que significava um período de prosperidade e mais colheitas. A Igreja Católica transformou essa celebração para a data de comemoração do nascimento de Cristo, mas muitos elementos dessa data vem das festas pagãs; como a troca de presentes e uma mesa farta.

O Papai Noel, figura muito presente na data, vem da influencia de Nicolau, um Bispo com poder aquisitivo que distribuía presentes aos pobres, posteriormente canonizado pela Igreja Católica como São Nicolau. A imagem comum do bom velhinho, que vemos hoje em dia, foi popularizada por comerciais da Coca-Cola, em meados de 1931.

Mas mesmo com todas as referencias históricas, o Natal tem um significado único para cada pessoa. Para Pedro Michael de Oliveira, de apenas três anos, o Natal é sobre ver as luzes, ficar com a família e receber um presente do Noel. “Eu gosto de ver as luzinhas. Eu pedi para o Papai Noel um caminhão do Bombeiro de água”, disse ele.

Já para o pai dele, Eder Oliveira, o Natal tem um significado muito especial, particularmente este ano. “Para mim o Natal significa família. Vamos comemorar na casa dos meus pais, é o primeiro ano que estamos todos juntos no Natal depois de 20 anos. Nos moramos em São Paulo, durante vinte anos e voltamos a morar aqui ano passado, vai ser o primeiro Natal em família depois de muitos anos, tem todo um significado para nós, por isso que é importante, é o primeiro Natal dele com os avós”, explica ele.

Para Vanessa Wagner, o Natal possui diversos aspectos positivos. “Eu vou comemorar o Natal com a minha família, porque Natal é sempre sinônimo de renascer, de juntar as pessoas, celebrar o amor e o nascimento do menino Jesus, mas também de restaurar os votos para o ano que vem. Eu e o Gael vamos passar o Natal, com a família, os avós dele e fazer o tradicional chester”, conclui ela.

Vanessa Wagner e seu filho Gael Wagner

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.