Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Doses de vacinas contra a Covid-19 para crianças chegam ao RS

14/01/2022 - 15h15min

As primeiras doses pediátricas de vacinas Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos chegaram ao Rio Grande do Sul por volta das 13h30 desta sexta-feira (14). São 59,1 mil doses separadas em 10 volumes.

Equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde avaliam as embalagens. Os imunizantes serão levados para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.

A chegada sofreu dois atrasos: inicialmente estava prevista para 0h45, depois foi transferida para 8h40. Pouco depois desse horário, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que um novo cronograma havia sido enviado pelo Ministério da Saúde, informando uma nova previsão, 13h15.

Conforme o governo, o ministério informou precisou reorganizar a logística de distribuição pois houve casos de Covid na tripulação de um voo.

A imunização, em todo o estado, deve começar na próxima quarta-feira (19). Para a aplicação do imunizante, não será exigida receita médica. Apenas um documento de identificação oficial da criança, para fins de registro, e o acompanhamento de pais ou responsáveis.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a imunização deve começar pelo grupo prioritário, como crianças com comorbidades e deficiências permanentes. Na primeira etapa, serão atendidas 96.427 meninos e meninas com alguma doença como hipertensão, diabetes ou asma, além de imunossuprimidos. Depois, serão atendidas crianças de 8 a 11 anos sem comorbidades.

Em janeiro, as crianças de 11 anos sem comorbidades; em fevereiro, crianças de 9 a 10 anos sem comorbidades; e em março, crianças de 8 anos sem comorbidades.

Os locais de vacinação serão separados dos adultos, em uma sala exclusiva com referências lúdicas para recepção de meninos e meninas e seus responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.