Estado - País - Mundo

Draco prende veterinário que fornecia matéria prima para produzir droga sintética

21/10/2021 - 14h47min

Atualizada em 21/10/2021 - 14h56min

A Operação Special K foi desencadeada nesta quinta-feira, dia 21. Um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao preso foram cumpridos

São Leopoldo – A Polícia Civil, por meio da DRACO São Leopoldo, prendeu médico veterinário de 38 anos, natural de Bagé e com 13 anos de atuação na área, pela prática de tráfico de drogas ilícitas no Vale do Sinos. A ação de captura ocorreu na clínica que ele mantinha no bairro Campina, nesta quinta-feira, dia 21.

Conforme titular da Draco, delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, ação foi relacionada ao tráfico de droga sintética, chamada comercialmente “K”, “Ketamina”, “Special K”, costumeiramente vendida para jovens frequentadores de festas de músicas eletrônicas.

O alvo do mandado de prisão, mais dois mandados de busca e apreensão, foi identificado pela seção de investigação da Draco como o maior distribuidor de remédio de uso veterinário Cetamin, de todo o Estado.

Todas as informações levantadas ao longo do trabalho ficaram comprovadas nas operações K-Hole e *Special K. “Descobrimos que o médico veterinário se utilizava do registro funcional para adquiri o remédio, de uso exclusivo para fins veterinários. Ele é um anestésico potente, que pode ser também utilizado como psicotrópico”, pontua o titular.

Durante o monitoramento das forças policiais, desde abril de 2020, foi apurado que o investigado adquiriu em seu próprio CPF, cerca de R$ 2.750.000 apenas em frascos e ampolas do anestésico Cetamin 10%. “Isso equivale a quase 20 mil frascos entre os anos de 2019 e 2021 e quase 3.000 ampolas no mesmo período. Números que representam aproximadamente 1.030 litros do medicamento, o que equivale em mais de 100 kg de CLORIDRATO DE CETAMINA, matéria prima para a droga ilícita “K”, “Special K” ou “Ketamina””, detalha.

A materialidade veio através de farta documentação fornecida pelos laboratórios distribuidores do medicamento, além de extensivo monitoramento da movimentação do investigado. “Isso demonstrou que ele sozinho foi o maior comprador do medicamento em todo o RS, sabido que comprou quase seis vezes mais Cetamin que o segundo maior comprador, que por sinal é um hospital veterinário”.

Com auxílio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), foi feita a inspeção da clínica de propriedade do investigado. “Ao fim foi atestada a incrível desproporção entre procedimentos, em tese, realizados, e a colossal quantidade de medicamento Cetamin adquirida”, revela o delegado Ayrton.

Além disso, não houve nem a mínima comprovação do descarte dos vasilhames dos frascos supostamente utilizados pelo investigado, na clínica. Após formalização dos atos, o preso será encaminhado ao sistema prisional gaúcho e restará à disposição da justiça.

A DRACO São Leopoldo realizou este trabalho com a contribuição da comunidade. Denúncias podem ser feitas , pelo WhatsAPP e Telegram 985.856.118. O sigilo é sempre garantido.

 

**Fonte: Polícia Civil

Sair da versão mobile