Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Enchente histórica atinge o Centro do Rio Grande do Sul

20/06/2025 - 18h02min

Ponte do Fandango foi interditada nesta sexta-feira com o terceiro maior nivel do Rio Jacuí já observado na história de Cachoeira do Sul | CRISTIANO PONTES DIAS

A enchente que atinge cidades da região central do Rio Grande do Sul é uma das maiores já registradas, segundo informações divulgadas pela MetSul Meteorologia. O nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul alcançou nesta sexta-feira (20) a marca de 26,30 metros, número que o coloca entre os maiores já observados no município, atrás apenas das enchentes de maio de 1941 e maio de 2024.

De acordo com a MetSul, o nível registrado nesta sexta está muito próximo do patamar atingido na histórica enchente de 1941, quando o rio chegou a 26,53 metros. No ano passado, a marca foi ainda mais extrema, atingindo 29,55 metros em Cachoeira do Sul.

A situação causou impactos diretos na mobilidade da região. A Ponte do Fandango, na BR-153, foi totalmente interditada após a água avançar sobre a pista. A Polícia Rodoviária Federal realizou o bloqueio e recomenda que a população evite circular pela área.

Além da interrupção viária, os efeitos da enchente também atingem o fornecimento de água. A AEGEA/Corsan está operando com um gerador emergencial para garantir o abastecimento à população de Cachoeira do Sul, já que o prédio onde está instalado o sistema de captação de água foi completamente tomado pela cheia.

Segundo a MetSul, os dados reforçam a gravidade do evento e colocam a enchente atual entre os episódios mais severos da história da região central do estado.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.