Estado - País - Mundo
Está aberta a consulta ao abono salarial
País – A partir de hoje (5), trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial referente ao ano-base 2023. Este benefício concede um valor proporcional ao tempo de serviço realizado no período em questão, podendo chegar até um salário mínimo. A consulta está disponível na aba “benefícios” do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
É necessário seguir os seguintes critérios para ser beneficiado: estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos, ter trabalhado para empregadores que contribuem para estes programas, ter recebido até 2 salários mínimos médios mensais no período trabalhado, ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias no ano-base da apuração, e ter os dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais ou no eSocial.
Segundo o Ministério do Trabalho, este ano será disponibilizado o valor de 30,7 bilhões de reais, a cerca de 25,8 milhões de trabalhadores. O pagamento do PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, e pode ser depositado na conta corrente, na poupança, na Poupança Social Digital ou retirado presencialmente, por meio de saque com apresentação de um documento de identificação na agência da Caixa. Já para os funcionários da Pasep, os depósitos são feitos pelo Banco do Brasil por meio de crédito em conta bancária, transferência via TED, via PIX ou presencial nas agências de atendimento.
A data de recebimento é de acordo com o mês de nascimento do indivíduo. Confira: