Estado - País - Mundo

Está oficialmente aberta a 23ª Kartoffelfest de Santa Maria do Herval

12/05/2022 - 18h03min

Evento alusivo aos 34 anos de emancipação acontece durante oito dias no Centro do Teewald (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Ao som de bandinha típica, dança e bolinho de batata, está oficialmente aberta a 23ª Kartoffelfest, a tradicional Festa da Batata de Santa Maria do Herval. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, no dia em que o Município celebrou seus 34 anos de emancipação. Agora, durante duas semanas, todos os caminhos levam a Santa Maria do Herval.

Estiveram presentes autoridades locais, prefeitos de outras cidades, deputados e seus representantes. O momento contou com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Teewald, que, sob o embalo da Orquestra de Sopros Teewald, animaram todos os presentes e, no final, tudo resultou em alegria na pista de dança do pavilhão principal.

Uma festa que representa a história hervalense

Mara Stoffel – prefeita (Créd. Cleiton Zimer)

A prefeita Mara Stoffel (PDT) agradeceu a presença de todos e iniciou a fala reconhecendo o trabalho dos servidores – destacando o esforço que fazem frente ao Município. “Sem vocês nada aqui seria possível. Vocês são mãos que trabalham pelo bem comum”.

Enalteceu o trabalho da Associação Cultura Teewald e das soberanas que promoveram o evento pela região ao longo dos últimos meses. “O sucesso da nossa Festa vem muito do sacrifício de vocês junto ao secretário Marcos”, pontuou.

Após dois anos sem festa – sendo a primeira cancelada praticamente em cima da hora (2020), a prefeita reiterou que o evento celebra as conquistas destes 34 anos. “É um marco muito importante, sempre, para o Município”, disse, parabenizando toda a comissão emancipadora – os quais foram aplaudidos de pé – e reconhecendo todo o trabalho feito pelos prefeitos, vices, secretários e vereadores desta história.

Quando olho para trás e vejo o que somos hoje, é gratificante vermos quanto Santa Maria do Herval já evoluiu, o povo hervalense está de parabéns pela luta constante em melhorar a vida de cada um de nós”, afirmou, destacando que o Herval está em pleno desenvolvimento, reforçando que isso está visível aos olhos de cada um.

Mara falou dos investimentos que o Teewald está recebendo em diversas frentes, e agradeceu o apoio das bancadas estaduais e federais nos projetos. “Seguimos trabalhando para fazer o melhor, mas sempre com os pés no chão. Contas totalmente em dia, com os funcionários e fornecedores; ter crédito é importante”.

Agradecimento especial

Nos últimos dias antes da festa os Bombeiros exigiram adequações na estrutura, sob o risco do evento ser cancelado. Mara lembrou dos que deram apoio nesta hora, citando, dentre eles, os lindeiros da propriedade que cederam seus pátios para que tivessem autorização para realizar a Kartoffelfest: Vilma Sholles e seu filho Emílio; Ligia Dilkin e filhos, Ernani e esposa. “Preciso fazer um agradecimento muito especial a eles”, disse; foram saudados com uma salva de palmas.

Não medimos esforços para que tudo seja possível”

Gilnei Capeletti – vice-prefeito (Créd. Cleiton Zimer)

O vice-prefeito Gilnei Capeletti (MDB), da mesma forma, agradeceu todos os envolvidos na realização da Kartoffel. “Não medimos esforços para que tudo seja possível em Santa Maria do Herval. Este evento, que tivemos que adiar por dois anos devido à pandemia que o mundo passou – em que também tivemos perdas também em Santa Maria do Herval; superamos e hoje está sendo possível a realização desta festa”.

Capeletti lembrou da comissão emancipadora e ex-administradores reconhecendo o trabalho e a importância das suas conquistas. “Mas em especial, no dia de hoje, os parabéns vão para nosso povo de Santa Maria do Herval que faz a história do nosso Município, que constrói o nosso Município; um povo trabalhador, honesto, guerreiro. A vocês quero dar os parabéns. Se a gente olha para trás vemos uma luta, uma construção de um Município, e olhando para frente, um futuro de esperança de cada dia ser um dia melhor”.

Diversão e hospitalidade

Marcos Cesar Stoffel, o Max – secretário de Turismo (Créd. Cleiton Zimer)

O secretário de Turismo, Marcos Cessar Stoffel, reforçou o apoio de todos que recebeu frente a organização de mais uma Festa da Batata. “Em nome da Associação Cultura Teewald e da Prefeitura, agradeço a presença de todos. A Festa da Batata, 23ª Kartoffelfest, além de apresentar nossos produtos locais, apresenta também a alegria do nosso povo hervalense e com isso esperamos mais um ano de muita diversão e hospitalidade a todos. Nos próximos dois finais de semana todos os caminhos levam a Santa Maria do Herval”.

Autoridades enalteceram a festa

A abertura do evento contou com a benção do Padre Roque e da Pastora Cláudia. Também marcaram presença o deputado federal Afonso Motta; estadual Dalciso Oliveira, Elton Weber, Issur Koch; Gerson Burmann; Jovir Costella; e demais representantes.

O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneguetti, secretário de Desenvolvimento Econômico Edson Luis Maicá Severo, junto à ex-prefeita de Dois Irmãos Tânia da Silva, também prestigiaram o evento. Vieram também o prefeito Gilmar Führ, de Presidente Lucena; Gaspar Behne, de Lindolfo; Nestor Tissot, Gramado; Martin Kalkmann, de Ivoti; Luciano Klein, de Picada Café. Demais secretários e representantes.

Mais de 30 shows musicais; atrações culturais, feiras e muito bolinho de batata

Nesta sexta-feira, dia 13, o ingresso será gratuito. A abertura é as 9h30 e, ao meio-dia, terá almoço típico colonial nos restaurantes locais.

Às 13h30 começa o Baile do Grupo de Terceira Idade Viver é Legal – terá custo de R$ 10.

Logo mais, à noite, de 19h30 às 20h45 a Banda Os Guri anima o evento; 20h terá apresentações culturais e das 21h à meia-noite terá Banda Munique de Santa Catarina.

Expectativa de grande público para o final de semana

O final de semana promete atrair milhares de pessoas da região. Além das atrações musicais, terá a Casa do Turista; visitação ao Museu; caminhada; chope artesanal; atrações culturais; restaurantes com culinária típica alemã; feira de indústria; comércio e exposição de máquinas e equipamentos agrícolas; produtos da agricultura familiar; tendas com produtos coloniais, artesanato e comercialização de batata direto do produtor. Tudo isso em área coberta.

O final de semana terá Banda Real, Nave e Som, Indústria Musical, Only One, DJ Hans Ancina, Munique de SC, Rainha, Banda Universitária, Tuga e Banda.

Sessão Solene

Na manhã de sábado, 14, às 9h30, acontece a Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Receberão homenagem Lucídia Backes, Remo Ritter, Egon Alles e Armingo Molling – em homenagem póstuma.

Vice Gilnei se animou a dançar com a Batatinha durante a abertura (Créd. Cleiton Zimer)

 

Rainha Franciele dançando com o ex-secretário, deputado Juvir Costella (Créd. Cleiton Zimer)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário