Estado - País - Mundo
Estado está em alerta vermelho para fortes chuvas até meio-dia de terça-feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para risco de elevados acumulados de chuva no Rio Grande do Sul. O aviso vale até o meio-dia desta terça-feira (30).
Em caso de emergência ligue, 190/193.
Durante as chuvas, fique em segurança. Retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, e feche bem portas e janelas.
Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo, e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro.
A área sob risco atravessa o estado de oeste a leste, passando pela faixa central do RS. A previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Segundo o Inmet, há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas.
Além disso, todo o território gaúcho está sob alertas amarelo e laranja de tempestade, com validade até o fim da tarde de quinta-feira (2). Além da chuva, pode ventar de 60 a 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Defesa Civil
A Sala de Situação do estado afirma que uma frente fria avança sobre o oceano juntamente com o fluxo de umidade. Esses dois fenômenos favorecem as chuvas e ventos fortes e eventual queda de granizo nas regiões de Porto Alegre, Costa Doce, Centro, Sul e fronteira com o Uruguai.
Na quarta (1º), há chances de temporais isolados com chuva e ventos intensos nessas regiões. Até quinta (2), as instabilidades permanecem em praticamente todo o estado, com os maiores acumulados na Metade Norte e na Costa Doce.
Chuva, vento forte e granizo causaram estragos desde o fim de semana. Um dos municípios mais atingidos foi Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, a cerca de 150 km de Porto Alegre. Na segunda (29), a Defesa Civil passou o dia entregando lonas e telhas às famílias afetadas. Cerca de 3 mil pessoas foram impactadas pela tempestade, que teve ventos de 90 km/h
Ainda no Vale do Rio Pardo, em Sobradinho, as chuvas alagaram ruas pela cidade. Segundo a prefeitura, choveu 140 milímetros em cerca de seis horas, e o Arroio Carijinho está subindo rapidamente. As aulas na rede municipal da cidade estão canceladas até terça, e o salão paroquial está preparado pra receber desabrigados.
Estragos também na Serra. Cerca de 40 casas foram destelhadas em Monte Alegre dos Campos. Em Bom Jesus, um prédio onde funciona uma igreja teve o telhado arrancado pela ventania.
Em Arroio Grande, na Região Sul, choveu mais de 90 milímetros. O arroio que corta a cidade subiu e cinco famílias foram retiradas de casa.
A cheia do Rio Quaraí, na Fronteira Oeste, tirou 10 famílias de casa. O rio está mais de 50 centímetros acima da cota de inundação e, segundo a Defesa Civil do município, continua subindo.