Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Eternizando: resgate histórico dos delegados de Dois Irmãos

18/08/2022 - 20h01min

Atualizada em 18/08/2022 - 20h16min

Delegados Ariadne, Feijó, Borba, Setembrino, Hartz e Vilmar no descerramento da fita (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Após meses de muita pesquisa foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 18, a galeria de fotos dos delegados titulares que atuaram na Delegacia de Dois Irmãos desde a emancipação do Município. O trabalho foi idealizado pelo titular da DP, Felipe Borba, que junto aos demais colegas promoveu um verdadeiro “inquérito policial” para investigar e apurar dados históricos – muitos dos quais não possuíam registros – e, agora, estão eternizados na recepção da Delegacia, visíveis para todos.

Galeria está na recepção da Delegacia (Créd. Cleiton Zimer)

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegado Augusto de Moraes Hartz, prefeito Jerri Meneguetti, delegado Borba, representantes da Brigada Militar e, de forma especial, os ex-delegados que conseguiram se fazer presentes: Setembrino, Feijó, Vilmar e Ariadne – os quais foram homenageados com um presente.

O evento também contou com a apresentação da Banda Marcial da Brigada Militar.

Evento contou com a presença de diversas autoridades (Créd. Cleiton Zimer)

Trabalho conjunto

Borba agradeceu o apoio que recebeu de empreendedores locais e da Prefeitura para a execução do projeto. “É mais uma conquista para a DP de Dois Irmãos, o que só está sendo concretizado graças ao espírito comunitário que sempre costuma estar presente”, disse, dirigindo se também à Brigada Militar que dispôs a Banda Marcial, além do Museu da Polícia Civil que cedeu provisoriamente um antigo fusca utilizado como viatura antigamente.

O delegado enalteceu o trabalho dos profissionais que estiveram frente a Delegacia ao longo destes anos. “Todos contribuiriam de alguma maneira para que a delegacia de Dois Irmãos tenha um bom nome, uma boa imagem”. Lembrou que na galeria estão a foto de alguns profissionais mas, que por detrás deles, há diversos outros que integraram as equipes.

Empenho

Em sua fala Hartz parabenizou Borba pela iniciativa. “Sabemos que não é fácil de fazer, pois se corre o risco de esquecer alguém. Então tenho certeza que houve um empenho muito grande da equipe”.

Eduardo destacou a integração da comunidade local com a segurança pública. “Dois Irmãos sempre foi um exemplo de apoio comunitário, e cada vez mais vejo que a Polícia Civil tem feito um trabalho forte na investigação criminal, mas também tem atuado muito na prevenção”, disse, citando as atividades de justiça restaurativa, como o Programa Mediar implantado há um ano, lembrando também que nos próximos dias será inaugurada a Sala das Margaridas

Reconhecimento

O prefeito Jerri enalteceu a iniciativa da galeria de fotos, enfatizando que valoriza os profissionais que já passaram pela cidade. “É mais que merecido. É um ato muito grande, por todo o esforço, não só destes profissionais, mas pelas equipes que representam”. Parabenizou o delegado Borba e a equipe, assim como os policiais militares que garantem a segurança de Dois Irmãos. “Com certeza a comunidade reconhece isso”.

Lembranças eternas

O delegado Setembrino, que atuou na DP entre 1977 e 1979, agradeceu a homenagem. “É muito satisfatório este reconhecimento”. Contou que não chegou a trabalhar no prédio atual, mas no anterior a este. “Era bem tranquilo, não tinha muitas ocorrências graves. Eram mais brigas de vizinhos, discussões por divisões de produtos e essas coisas”, disse, lembrando que na cidade havia poucos carros e, também, menos ruas do que hoje. Atendiam Dois Irmãos, Morro Reuter e, também, Santa Maria do Herval. Durante um período trabalhavam só de tarde e, depois, foi se aumentando a equipe e atendendo o dia todo.

Pedro Vilmar Marques trabalhou por quatro anos na DP, entre 1993 e 1997. Diz que houve muitas transforações desde lá. “Cada um fez um pouco”, conta.

13 delegados

A galeria possui a foto de 13 profissionais que estiveram a frente da DP ao longo dos últimos 53 anos. São eles: Wladimir Lopes de Carvalho (1969-1971); Antônio Carlos Loureiro Paz (1972-1973); Helen Paulo Salvaterra Lorenzoni (1973-1974); Setembrino Souza de Almeida (1977-1979); Carlos Humberto Trindade Villanova (1979-1986); Ivo Cloreni Campagnolo (1986-1987); Moisés Cohen (1988-1989); Paulo Sérgio Schmidt (1989-1990); Saulo Rocha Feijó (1990-1991); César Menezes Danckwardt (1991-1993); Pedro Vilmar Marques (1993-1997); Eliana Medôra Campão Martins (1999-2005); Ariadne Moraes Langanke (2009-2020).

Quatro já são falecidos: Wladimir, Lorenzoni,Paulo Sérgio e Cohen.

 

CONFIRA MAIS ALGUMAS FOTOS (Créd. Cleiton Zimer)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.