Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Ex-morador de Dois Irmãos, Pereira morre ao tentar salvar jovem de afogamento em Feliz

08/01/2023 - 13h33min

Atualizada em 08/01/2023 - 15h37min

Pereira (direita) tentou salvar Kristian (esquerda) do afogamento. Os dois morreram (FOTO: Bombeiros de Feliz - detalhe: redes sociais)

Por Cleiton Zimer

Feliz / Dois Irmãos / Farroupilha – Uma tragédia terminou com a morte de duas pessoas na tarde de sábado, 7, por volta de 15h30, no Rio Caí, na localidade de Arroio Feliz, no Município de Feliz.

Um jovem identificado como Kristian Ferreira Casagrande, 26 anos, morreu afogado no rio. Um idoso de 67 anos, identificado como José Carlos Pereira Fernandes – popular Pereira, estava de caíque e foi até o rapaz para tentar resgatá-lo. Mas ele sofreu uma parada cardíaca e também acabou falecendo.

Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Feliz, Kristian era morador de Farroupilha e estava em visita à região. Naquele momento estava com familiares tomando banho, se afastou um pouco e entrou num redemoinho que o afogou.

Pereira estava perto, se aproximou e lutou com todas as forças na tentativa de salvar o jovem, e chegou a colocá-lo na embarcação onde o resgate encontrou os dois.

O rapaz foi retirado já sem vida. O idoso ainda respirava e chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo levado para o Hospital Schlatter, mas, infelizmente não resistiu.

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, a morte foi natural pois Pereira sofria de problemas cardíacos e teve complicações diante do esforço para tirar Kristian do rio.

O local é considerado impróprio para banho devido à profundidade, sendo inclusive sinalizado por placas – no entanto, conforme os Bombeiros, os vândalos sempre as retiram. O mesmo trecho já registrou vários outros afogamentos.

Idoso era de Dois Irmãos, onde já teve empresa 

O idoso é de Dois Irmãos, do Vale Direito. Pereira era muito conhecido no cenário esportivo de Dois Irmãos e arredores por atuar na arbitragem de jogos de futsal e de futebol, seja em campeonatos ou partidas amistosas, onde tinha muitos amigos.

Conforme familiares relataram à reportagem, durante muitos tempo teve um atelier de calçados na cidade.

Há cerca de oito anos se mudou junto com a companheira para Feliz para cuidar da sogra. Moravam num sítio, em seu paraíso particular, onde tinha seus animais, principalmente os cavalos, que eram seus xodós. O rio passa logo ao lado.

Luto na região 

É muito triste. Ele viu que o outro já estava sem vida e foi querer socorrer. Mas tenho certeza que ele deixou sua vida pelo próximo de tão bom coração ele tinha“, disse a prima Rosângela Wickert.

Toda a região está comovida com a tragédia. O idoso tem muitos familiares em Dois Irmãos e também em Santa Maria do Herval.

Despedida de Pereira

Pereira está sendo sepultado na Capela da Funerária Kiefer de Feliz. A cerimônia de despedida está prevista para às 14h deste domingo na própria Capela. O sepultamento deve ser logo em seguida no Cemitério Católico 1 de Dois Irmãos.

Despedida de Kristian 

As últimas homenagens para Kristian ocorrem na Capela C do Memorial São José de Farroupilha. O sepultamento está marcado para às 14h deste domingo no Cemitério Público Municipal.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.