Estado - País - Mundo

Ex-morador de Herval era amigo do piloto do avião que caiu em Vinhedo

13/08/2024 - 11h50min

Atualizada em 13/08/2024 - 12h13min

Pilotos Danilo na ponta esquerda e Carlinhos na outra em 2016. Foto: Carlos Forneck/Arquivo Pessoal

Por Nadine Dilkin

Santa Maria do Herval/País – Danilo Santos Romano, de 35 anos, era o piloto do avião da Voepass, que caiu na sexta-feira à tarde, dia 9 deste mês na cidade de Vinhedo, São Paulo. Ele morava em SP e trabalhava na companhia aérea desde 2022. Carlos Forneck, mais conhecido como Carlinhos, de 51 anos era amigo de Danilo e também piloto de avião. Carlinhos já morou em Santa Maria do Herval, na chácara de seus pais, no Baixo Padre Eterno, mas atualmente, mora na Flórida, EUA.

“Ainda estou muito chocado e abalado com o que aconteceu com meu amigo e todas as pessoas que voavam nas asas dele”, firmou Carlinhos para a sua mãe, Leani Forneck, residente no sítio da família. Carlinhos conta que viu Danilo há alguns meses, nos Estados Unidos, para fazer a carteira americana, no mesmo local que ele é instrutor e simulador na cidade de Orlando.

ANOS DE AMIZADE

Os dois se conheceram e trabalhavam juntos pela companhia aérea Avianca, onde Danilo era conhecido como Comandante Romano. Carlinhos fala que o amigo era uma pessoa muito simpática e sempre estava com sorriso no rosto e de muito carisma.

Carlinhos é piloto há 18 anos. Ao saber do trágico acidente, pela sua experiência de voo, o hervalense imediatamente entendeu que a queda possa ter se sucedido por causa da camada de  gelo nas asas, e também devido à forma como aconteceu a queda do avião, a sua tese se confirmou.

Sair da versão mobile