Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Expedição Malte: vai começar a viagem de Picada Café ao Alasca

19/04/2023 - 11h03min

Rodrigo Castelhano e seu Fusca De Niro preparados para partir (Créd.: Dário Gonçalves)

Picada Café – Depois de muita espera, preparação e ansiedade, vai começar nesta quinta-feira, 20, a Expedição Malte: uma viagem de fusca do cineasta Rodrigo Castelhano até o Alasca, nos Estados Unidos, em um projeto de um ano e meio percorrendo as Américas em uma rota cervejeira. O primeiro destino é o “fim do mundo”, como é conhecido o Ushuaia, na Argentina, por ser a cidade terrestre mais ao sul do mundo e próxima à Antártida, o que a torna um dos lugares mais remotos e isolados do planeta.

O projeto começou a ganhar forma há quase três anos, quando veio a pandemia. Rodrigo, que é diretor de cinema, decidiu unir seu trabalho a uma antiga vontade e montou um projeto para percorrer os continentes a bordo de seu Fusca 1974, o De Niro (em homenagem ao ator Robert De Niro), ao mesmo tempo que conhece o máximo de cervejarias possíveis pelos países que percorrer. Tudo isso será documentado e compartilhado nas redes sociais diariamente, além de virar um longa-metragem ao final da viagem.

Nesta quinta-feira, ao deixar Picada Café, Rodrigo dirigirá até Pelotas, onde fará sua primeira parada. De lá, segue para o Uruguai e então ao Ushuaia. “É difícil dizer quanto tempo isso levará, porque estarei em um carro de mais de 40 anos, então eu vou no tempo dele. Farei todas as manutenções necessárias e espero não ter problemas maiores”, conta. No entanto, a estimativa é de que esta primeira etapa dure três meses.

Rodrigo Castelhano e seu carro-casa pelos próximos meses (Créd.: Dário Gonçalves)

Carro adaptado

O Fusca De Niro foi todo adaptado para ser a nova casa de Rodrigo. Os bancos dianteiros foram trocados por modelos de Onyx para dar mais conforto ao motorista. Já os traseiros foram retirados para darem lugar a uma geladeira, fogão, equipamentos de filmagem, entre outros itens necessários. Acima do Fusca, uma barraca foi acoplada para servir de abrigo. “Terá vezes que vou dormir dentro do próprio carro. A barraca será usada quando eu ficar mais dias em um mesmo local”, afirma.

Fusca está todo adaptado e caracterizado para a viagem (Créd.: Dário Gonçalves)

Sentimentos

Rodrigo define como “ansiedade” o que vem sentindo nestes dias que precede a partida. “Não tenho nem dormido direito, às vezes tenho uma ideia à noite de algo que preciso fazer ou adaptar, e levanto pra organizar isso”, comenta. Outra coisa que mexe com seus sentimentos, é deixar os familiares e amigos. “Isso é algo que realmente mexe. Mas minha esposa e meus amigos sempre apoiaram e me dão a maior força para realizar este sonho. Nesta quarta-feira, 19, faremos um churrasco, não de despedida, mas de partida para celebrar”, complementa.

Após concluir a primeira etapa, Rodrigo retornará para Picada Café e lançará uma série gravada em Santa Catarina no início deste ano, com participação de Dedé Santana. Depois disso, retoma a Expedição subindo o Brasil e ingressando em outros países da América do Sul rumo ao Alasca.

Projeto vem sendo destacado pel’O Diário desde o início (Créd.: Dário Gonçalves)

A Expedição Malte poderá ser acompanhada pelos perfis no Instagram @rocastelhano e @expedicaomalte. Este último também no TikTok. Ainda nesta semana, O Diário lançará, em vídeo, mais uma parte desta matéria contendo detalhes sobre e aventura.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.