Estado - País - Mundo

Falta de moeda pode afetar atendimento a clientes no comércio local

17/11/2022 - 17h39min

Falta de moedas no comércio (FOTO: Geison Machado Concencia)

Por Geison Machado Concencia

Ivoti – Comércio local está muito apreensivo com a falta de moedas no caixa. Esse receio acontece porque essa escassez pode dificultar na hora de dar o troco. Para tentar driblar esse problema, os donos de mercados, bancos e bares criam uma rede de comunicação para se ajudar nessa hora tão difícil. Além disso, destinam muitas horas do dia para correr atrás de moedas para não deixar clientes sem troco, quase que numa espécie de dedicação exclusiva para achar quem tem a moeda necessária em seu estabelecimento.

Um dos que tem enfrentado essa situação é o proprietário do Supermercado Ivoti Mathias Schneider, filho do Pedro Schneider. Ele comenta que embora exista muita transferência digital de dinheiro, como Pix e pelo cartão, ainda têm pessoas que trabalham com dinheiro vivo. Esse número ainda é expressivo e essas pessoas precisam receber o troco. O problema é que o estabelecimento não está conseguindo acumular moeda no caixa. “Falta de 5, 10 e 50 centavos. Há tão pouco que esse final de semana estou ligando para todos os comércios que conheço e amigos perguntando se eles têm. O mais crítico são esses valores”.

Toda essa situação fez com que Mathias procurasse as agências bancárias. Porém, elas também estão com o mesmo problema. Mathias e seu pai Pedro comentaram que propuseram pagar um carro-forte para buscar, da central de um Banco, moedas. Mas o problema é que essas agências da capital também passam pela mesma situação. “Chegamos a cogitar a fretar um carro-forte para buscar, coisa que não é barato, algo em torno de R$ 1.000. Enfim, chegamos nessa situação de ter que comprar moeda”, lamenta Mathias.

O filho do Pedro comentou que acredita que as pessoas têm moedas em casa, mas deixam para acumular esperando trocar no momento em que estiverem com bastante dinheiro. “Conheci um cliente que tinha mais de R$ 1.000 em moedas. Implorei para ele levar. E assim a gente vai resolvendo esse problema, pedindo aqui e ali”.

O proprietário chegou a fazer uma campanha para incentivar as pessoas a trazer moedas, sorteando brindes para quem participasse.

“Daqui a pouco vamos ter que oferecer para o cliente levar uma bala ou doce no lugar das moedas”

Mathias fala com pesar essa informação, pois não quer chegar a esse ponto, mas ele avisa que o cenário é preocupante e que teme ficar sem troco para seus clientes. Ele chegou a pensar em não cobrar, porém como o supermercado tem muitos compradores, no final do dia a falta pode ser grande e o risco de perder o controle do caixa aumenta. “Não temos como saber se faltou ou quanto faltou”.

Mathias Schneider, filho do Pedro Schneider do Supermercado Ivoti (FOTO: Geison Machado Concencia)

 

Bar do Pitt

Proprietário do Bar do Pitt Maurício Breitencach (FOTO: Geison Machado Concencia)

 

Mas essa não é uma condição restrita ao Supermercado Ivoti. O proprietário do Bar do Pitt Maurício Breitencach comentou que é uma luta diária conseguir troco. Precisa estar sempre se comunicando com outros estabelecimentos e guardando até em casa mesmo.

Quanto a oferecer uma bala ou um doce, como forma de compensar o troco em moedas, Maurício disse que as pessoas não gostam. “Os clientes não apreciam muito essa ideia de receber bala como troco, então me esforço para não deixar faltar, pois como sou comerciante, minha principal meta é atender bem as pessoas que compram aqui, mas está difícil”.

 

Bancos

 

Gerente da Sicoob de Ivoti William Sena (FOTO: Geison Machado Concencia)

O gerente do banco Sicoob de Ivoti William Sena destacou que a situação ficou mais difícil nas últimas duas semanas. “Sempre tivemos problema com falta de moeda, mas nos últimos dias está mais complicado. Simplesmente, não tem para suprir todas as necessidades. Os nossos cooperados nos procuram e a gente tenta ajudar no que pode, mas está difícil para nós também”.

O gerente comentou que essa escassez também está acontecendo em outras agências bancárias pelo estado. Não é somente aqui em Ivoti.

Sair da versão mobile