Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Filhote de gambá é resgatado em Dois Irmãos

15/10/2022 - 21h55min

Dois Irmãos — Um filhote de gambá, da espécie gambá-de-orelha-branca, foi resgatado na manhã da última quinta-feira ,14, no Bairro São João. Um morador do bairro trouxe o filhote até o Departamento de Meio Ambiente, após se deparar com a mãe e demais filhotes atropelados. O animal foi encaminhado para a Toca dos Bichos, em Porto Alegre, que presta atendimento voluntário a animais silvestres, para reabilitação e, após, será novamente solta na natureza por profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Quem encontrar algum animal silvestre em situação de risco na rua ou atropelado, a orientação é que a pessoa entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente através do telefone (51) 3564-8894.
Saiba mais sobre o Gambá-de-orelha-branca
Nome científico: Didelphis albiventris
Habitat e hábitos: Vivem em capoeiras, matas primárias e secundárias, banhados, capões, áreas de lavouras onde existem árvores, chegando até a conviver com o homem, nas cidades e no meio rural. São de hábitos noturnos e crepusculares. Durante o dia, dormem em lugares de pouca luminosidade e secos, como ocos, ninhos de aves, sótãos das casas.
Alimentação: São onívoros e oportunistas, ou seja, podem se adaptar facilmente aos alimentos presentes nos diferentes tipos de ambientes, aumentando muito a sua capacidade de sobrevivência. Alguns indivíduos aprendem a comer aves domésticas, chegando a causar prejuízos, em certas ocasiões.
Reprodução: A fêmea adulta tem a bolsa abdominal bem desenvolvida, onde se localizam 13 mamas. Após uma gestação de 12 a 14 dias, parem os filhotes em estado muito atrasado de desenvolvimento.
Curiosidades: Quando irritado ou atingido fisicamente, exala um cheiro forte e desagradável.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.