Estado - País - Mundo
Fim das placas de radar muda fiscalização nas estradas brasileiras
13/04/2026 - 09h37min
Atualizada em 13/04/2026 - 09h38min
Uma mudança nas regras de trânsito vem alterando a forma como os motoristas encaram a fiscalização nas vias do Brasil. A entrada em vigor da resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), deixou de ser obrigatória a presença de placas com avisos como “Fiscalização Eletrônica” ou “Radar à frente”.
A nova norma trouxe uma mudança importante de lógica: em vez de alertar o motorista sobre pontos específicos de fiscalização, o objetivo passou a ser incentivar o respeito contínuo aos limites de velocidade em todo o trajeto. Na prática, isso significa que o condutor pode ser flagrado por um radar sem qualquer aviso prévio — e ainda assim ser multado, caso esteja acima da velocidade permitida.
Apesar da retirada dessas placas informativas, a sinalização de velocidade continua obrigatória. A placa R-19, que indica o limite máximo da via, segue sendo indispensável para validar a fiscalização. Ou seja, cabe ao motorista respeitar o limite indicado, independentemente da existência de radares visíveis ou sinalizados.
A medida também busca combater o comportamento conhecido como “efeito freio de pato”, quando o condutor reduz a velocidade apenas ao avistar um radar e volta a acelerar logo depois. Com a nova regra, a expectativa é estimular uma condução mais constante e consciente.
Outro fator que reforça essa mudança é o avanço da tecnologia. Radares mais modernos, como os que utilizam sistema Doppler, permitem monitorar vários veículos ao mesmo tempo, sem necessidade de sensores no asfalto. Além disso, a medição de velocidade média começa a ganhar espaço: nesse modelo, o tempo gasto para percorrer um trecho é analisado, e infrações são registradas automaticamente caso a média ultrapasse o limite permitido.
Conteúdo recomendado
Começo de Conversa – 14/04/2026
Teewald conquista retroescavadeira por meio de emenda
Panela de Pressão – 14-04-2026
Duplicação da BR-116? E os plátanos? Começo de Conversa – 13/04/2026
Teewald recebe visita do deputado Gerson Burmann e reforça parceria
Agora: menino cai de ponte na BR-116 em Picada Café
Fim das placas de radar muda fiscalização nas estradas brasileiras
Moto “voa” apos queda na BR-116 em Picada Café
Fios no chão causam capotamento de carro em Picada Café
Casal ivotiense se aventura no exterior em experiência como nômades digitais
Daia da Loja Maria Chiquinha, fala sobre moda do Kerb na Rádio Ivoti FM
Bombeiro salva recém-nascido engasgado com ação rápida em Ivoti
Festwagen acontece neste sábado em Estância Velha e anuncia a chegada do Festival de Kerb
Presidente Lucena sedia 24ª Feira do Livro, que encerra neste sábado
