Estado - País - Mundo
Fiscalização apreende quase uma tonelada de alimentos impróprios no RS
A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreendeu 983 quilos de alimentos impróprios para o consumo durante operação realizada nesta terça-feira (23) em Colorado, no Norte do Estado. A fiscalização ocorreu em quatro estabelecimentos do município, todos autuados pelas irregularidades constatadas.
De acordo com o Ministério Público, a maior parte dos produtos apreendidos não tinha procedência comprovada. Também foram recolhidos produtos coloniais de origem desconhecida, álcool de uso restrito em serviços de saúde e mercadorias de venda proibida em mercados, como venenos para insetos, medicamentos e fumo. Além disso, foram identificados alimentos com validade vencida e armazenados em condições inadequadas de temperatura.
A ação contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica, procurador de Justiça André Ricardo Colpo Marchesan, dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho (Defesa do Consumidor de Porto Alegre) e Marisaura Inês Raber Fior (Tapera). Também estiveram envolvidos servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
