Estado - País - Mundo
FOTOS: Desfile e carne assada marcam dia 20 de setembro em Ivoti
A Cultura do gaúcho representada pelo cavalo, trajes e tradições
Por
Cândido Nascimento
Ivoti– Os CTGs locais e piquetes participaram do Desfile na manhã de quarta-feira, com saída do Posto Marmitt, passando pela Av. Presidente Lucena até o Núcleo de Casas Enxaimel e o CTG, junto ao Piquete Alma Gaúcha e seguindo até o CTG Estância do Cotiporã, e foi acesa a Chama crioula em ambas as sedes.
Dezenas de prendas e peões de diversas idades participaram do desfile. No Piquete Alma Gaúcha foram assados mais de 100 kg de costela, carne de porco e costela, para servir o almoço com acompanhamento de saladas. Na parte da tarde teve Bibiana Alves e Gabriel Ferraz e Grupo. Integrantes do cTG Sentinela da Tradição (Bom Pastor) e do Galpão Boca Atada, do Jardim Bühler também marcaram presença.
Segundo o patrão do Alma Gaúcha, que acompanhou o canto do Hino Riograndense junto com os cavalarianos e associados à entidade, “queremos manter as nossas tradições gaúchas e deixar esse legado para os mais jovens”, destacou ele.
NO ESTÂNCIA DO COTIPORÂ
O CTG teve a sua sede campestre devastada pelas cheias, e a estrutura deve ser recomposta nos próximos dias, com a colocação dos piquetes e cercas, além de postes de concreto. Com a chegada da Chama Crioula, peões e prendas cantaram o hino dos gaúchos.
O patrão Edson Dillenburg que o dia 20 é a data magna dos gaúchos. Ele lembrou a questão das cheias e de situações que desmotivaram alguns tradicionalistas. “Vocês participaram dessa cavalgada e enquanto tiver alguém no lombo de um cavalo essa tradição do gaúcho jamais será esquecida”, destacou ele.