Estado - País - Mundo
Fumaça e cheiro de enxofre: moradores de Dois Irmãos passam por susto durante voo
Por Cleiton Zimer
Grécia / Alemanha / Dois Irmãos – Um grupo de moradoras de Dois Irmãos passou por um momento de sufoco durante voo da companhia aérea British Airways na noite de quarta-feira, 12. O avião teve que realizar um pouso de emergência em Munique, na Alemanha, após forte cheiro de enxofre dentro de aeronave diante de um problema na turbina esquerda.
Elas estavam retornando de uma viagem de férias na Grécia. O voo saiu do Aeroporto Internacional de Atenas e faria conexão com Londres. No entanto, faltando cerca de 1h20min para chegar ao destino foi anunciado que deveriam pousar antecipadamente.
Isso aconteceu por volta das 20h30 no horário local – 15h30 aqui no Brasil. “Não deram muitos detalhes, acho que para não criar pânico”, disse uma delas.
Foi somente quando pousaram na pista que se deram conta da gravidade. Do lado de fora haviam dezenas de caminhões dos bombeiros esperando por eles. “Sensação desagradável. Ficamos um pouco chocadas. Nenhuma do grupo havia passado por isso antes, e todas são viajantes experientes”.
As luzes gerais foram apagadas e ficaram somente as de emergência. E tiveram que aguardar. Teve uma movimentação da tripulação que deixou os passageiros sem entender o que estava acontecendo – até chegaram a achar que alguém poderia ter tido algum mal-estar. Em determinado momento começaram a “tatear” a estrutura do avião para identificar a origem do calor e do cheiro de enxofre, que vinha da turbina.
Momentos depois foram orientados a descer do avião. Tiveram que dormir num hotel em Munique e somente nesta quinta-feira chegaram em Londres. Nesta noite embarcam para o Brasil.
Sobre a British Airways
Na internet são diversas as reclamações em relação à British Airways. Pelas agências de notícia mundo afora, há relatos de fumaça na cabine que geraram pouso de emergência, avião chacoalhando ao arremeter e inclusive roubo de dados de clientes.
“Aqui no aeroporto de Londres tinha filas quilométricas, com problemas em vários voos deles”, disse uma das passageiras, complementando que, desde o retorno pós-pandemia já viajou três vezes e, destas, teve problemas em duas situações. “Está um caos total o setor aéreo”.
Um site noticiou o incidente, afirmando que haviam 157 pessoas a bordo quando a tripulação decidiu desviar para Munique relatando, também, fumaça na cabine. “A aeronave pousou com segurança na pista cerca de 25 minutos depois […]. Após uma breve checagem com os serviços de emergência a aeronave seguiu para o pátio de manobra, onde os passageiros desembarcaram normalmente”.
*As moradoras relataram o ocorrido sob a condição de não serem identificadas.