Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

GOLPES: “A postura inicial da vítima é que vai definir a forma como os criminosos irão agir”

08/03/2023 - 17h52min

Mensagens enviadas para um empresário. EM TEMPO: os últimos números estão sendo ocultos – pois o contato pode, futuramente, ser de outra pessoa e vir a gerar transtornos ao novo portador. Mas os números iniciais estão sendo divulgados para servir de alerta.

Por Cleiton Zimer

Na manhã de terça-feira (7) a Brigada Militar (BM) de Dois Irmãos emitiu um alerta afirmando que estão recebendo ligações de proprietários de oficinas mecânicas – ao menos dois – nas quais supostos criminosos adicionam o WattsApp da empresa e enviam vídeos contendo armas de fogo, diante de ameaças em que dizem estar próximos ao local e que matarão todos.

As vítimas relatam que os supostos criminosos enviam a localização do estabelecimento e sabem até o nome completo delas.

A BM reforça que a localização é visível através do Google Maps e que o nome consta na razão social da empresa, nos sites. “Peço aos empresários que façam o print da conversa e contato e realizem registro no site da Polícia Civil para investigação. Que bloqueiem o contato para evitar cair em golpes”, informou a Brigada Militar, em nota.

Após a publicação da reportagem no site na tarde de ontem, empresários de Ivoti relataram que passaram pela mesma coisa na semana passada. Desta forma, o alerta se estende para toda a região.

 

A postura inicial da vítima é que vai

definir a forma como os criminosos irão agir”

O delegado Felipe Borba destacou que o mais importante é compreender que se trata de mais uma espécie de golpe, assim como ainda ocorre em relação ao nudes, falso sequestro, e pedidos de depósitos se passando por pessoa próxima.

Então, a conduta ideal por parte das vítimas é não responder às mensagens ou ligações, bloqueando o contato, e jamais efetuar qualquer depósito ou transferência. Em seguida, comunicar o fato à Polícia Civil, comparecendo na Delegacia ou registrando ocorrência pela internet, na Delegacia On-line”, orienta Borba.


O delegado enfatiza que a realização de qualquer transação vai fazer com que aquela vítima seja vista como uma interessante fonte de renda para os criminosos, que passarão a incrementar as histórias, causando ainda mais temor. “A postura inicial da vítima é que vai definir a forma como os criminosos irão agir. A tendência é de que vão encerrar as tentativas diante da inércia, ou seguir extorquindo se houver submissão.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.