Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Golpistas se passam por integrantes de facção e ameaçam moradores de Dois Irmãos

26/11/2022 - 16h38min

Atualizada em 26/11/2022 - 17h39min

Já foram várias as vítimas em Dois Irmãos (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – As artimanhas dos crimes cibernéticos estão sempre em atualização, afinal, enquanto que o povo vai se conscientizando e não caindo mais em determinada estratégia, os criminosos já estão a preparar outra. Não basta mais conhecer os golpes, é preciso entender que eles vão surgir em diferentes formatos – o tempo todo [e estar preparado – pois há sinais].

Um dos mais recentes é o em que estelionatários se passam por integrantes de facções criminosas e ameaçam os moradores de Dois Irmãos, extorquindo-lhes quantias em dinheiro. Já foram diversos os registros na Delegacia de Polícia Civil, com vítimas que tiveram prejuízos.

A estratégia do golpe segue praticamente as mesmas premissas dos demais, tal qual o do nudes. Os bandidos entram em contato via mensagem ou até mesmo ligação, se dizem líderes ou, “primeiras vozes” de grandes facções da região e do Estado.

Em um dos áudios que a reportagem teve acesso, o criminoso afirma que “os irmãos na região não param de me trazer informações a todo momento de que você anda trabalhando com a Brigada Militar, denunciando nosso tráfico na região.

Eles sabem o nome da vítima e, depois de algumas ameaças, passam a pedir dinheiro para quitar essa suposta pendência com a facção. Mas, a partir do momento em que é feita a primeira transferência, os criminosos ficam convictos de que a história convenceu e vão mais afundo.

É pela reação da vítima que o infrator vai definir sua conduta”

O delegado Felipe Borba, titular da DP de Dois Irmãos, alerta sobre a importância das pessoas não responderem qualquer mensagem deste tipo. “Senão os criminosos vão identificar que existe uma vítima em potencial. Se eventualmente a pessoa tiver respondido, cessar a conversa e bloquear o contato. Jamais pagar, sob pena de os golpistas prosseguirem exigindo novas transferências de valores.

Com o pagamento, os criminosos aprofundam suas pesquisas sobre a vítima através de bancos de dados clandestinos, ficam sabendo o nome de parentes, endereços e passam a amedrontar ainda mais afirmando que sabem onde mora, que sabem que tal pessoa é seu parente, enfim.

Borba explica que muitas pessoas estão acreditando nesse tipo de ameaça, inclusive vítimas que sequer tiveram contato com qualquer policial. “Pagam na crença de estar se livrando, quando na verdade é a partir do pagamento que os delinquentes dão prosseguimento e pedem mais depósitos. O comportamento da vítima é decisivo em relação a esse tipo de fato. É pela reação da vítima que o infrator vai definir sua conduta.

Caindo no golpe, a recomendação é relatar o fato à Polícia Civil, para que as investigações em andamento tenham mais chance de êxito na identificação e responsabilização dos envolvidos.

Em caso de dúvidas, contate a DP local pelo 51 3564-1190 ou pelo whats 51 985437318, garantindo-se o anonimato, inclusive.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.