Estado - País - Mundo

Governo estenderá o prazo de suspensão das dívidas rurais no estado

14/08/2024 - 10h01min

Atualizada em 03/09/2024 - 19h23min

Imagem via freepik

Estado – País – Mundo – O Governo Federal oficializará nesta semana a extensão do prazo de suspensão da cobrança de parcelas de crédito rural de produtores gaúchos, por pelo menos até o dia 16 de setembro. Espera-se que seja convocada uma reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional para aprovação da medida.

Atualmente, a exigência de pagamento das parcelas de financiamentos rurais para os produtores do Estado, com vencimentos a partir de 1º de maio, está suspensa até o dia 15 de agosto. Se não houver uma nova prorrogação, os pagamentos das parcelas deverão recomeçar nesta quinta-feira.

O objetivo do governo é proporcionar um prazo para que os produtores do Rio Grande do Sul possam formalizar os pedidos de descontos para quitação ou renegociação das parcelas junto aos bancos. A suspensão das cobranças abrange aproximadamente R$ 11,9 bilhões em parcelas, com um custo total estimado de R$ 95 milhões para o Tesouro Nacional. Atualmente, o governo está calculando o custo adicional para estender o prazo de suspensão das prestações por mais um mês.

Sair da versão mobile