Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Governo federal decide comprar vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e Janssen

03/03/2021 - 17h37min

Atualizada em 03/03/2021 - 17h38min

Brasília – O governo federal decidiu, nesta quarta-feira, 3, comprar as vacinas contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Janssen, laboratório que pertence à Johnson & Johnson. Os contratos estão em fase de elaboração e devem ser assinados no começo da próxima semana. Hoje, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e integrantes da cúpula da Pasta, se reuniram com a Pfizer.

A vacina da Pfizer é a única que tem registro definitivo no Brasil aprovado pela Anvisa, porém, até o momento, nenhuma dose ainda havia sido adquirida pelo governo de Jair Bolsonaro. O Planalto discordava das exigências da farmacêutica, afirmando que as claúsulas eram desfavoráveis, como a que, por exemplo, isentava a Pfizer de quaisquer eventuais efeitos colaterais decorrentes da aplicação de seu imunizante.

Já a vacina da Janssen representa a vantagem de poder ser armazenada em geladeiras comuns, e ainda poder representar uma relativa imunidade em apenas uma dose. O governo foi pressionado a manifestar interesse pelas novas vacinas depois da aprovação do projeto, na Câmara dos Deputados, que facilita a compra de vacinas pela União, estados, municípios e empresas, e a assumir os riscos, desde que a vacina tenha sido aprovada de forma definitiva ou emergencial pela Anvisa.

Diversos países no mundo têm utilizado a vacina da Pfizer para imunizar sua população, entre eles os Estados Unidos e Israel, que deve ter, muito em breve, toda sua população imunizada contra a Covid-19, em um movimento até então inédito no planeta. Hoje, são administradas no Brasil as vacinas da Sinovac (CoronaVac), feita em parceria com o Instituto Butantan, e Oxford/AstraZeneca, feita em parceria com a Fiocruz.

Com informações do G1

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.