Estado - País - Mundo
Governo Federal reconhece situação de emergência em Lindolfo Collor
Por Geison Machado Concencia
Lindolfo Collor – O município recebeu uma boa notícia nesta semana para impulsionar a recuperação dos estragos causados pela enchente ocorrida no mês passado. O Governo Federal reconheceu oficialmente a situação de emergência na região, o que permitirá a destinação de recursos para auxiliar na reconstrução das áreas afetadas pelo ciclone extratropical e a subsequente enxurrada.
O desastre natural causou sérios danos em várias ruas, avenidas, Prefeitura, Ginásio Municipal e demais bens públicos e sociais, exigindo obras emergenciais para a recuperação da infraestrutura local. Com a portaria de reconhecimento da emergência, o município de Lindolfo Collor receberá suporte financeiro do Governo Federal, que será fundamental para enfrentar os desafios impostos pela catástrofe.
A enchente deixou um rastro de destruição em Lindolfo Collor, afetando mais de 350 casas e comércios e a vida de cerca de 1400 moradores. A partir de agora, com o reconhecimento da situação, o município vai contar com recursos adicionais.
A Administração Municipal já está trabalhando na recuperação de algumas vias. A ponte seca da Av. Capivara, que fica próximo à Prefeitura, já está recebendo obras. O local foi duramente castigado, tendo parte de sua estrutura comprometida. Além dessa, outra ponte também já recebe revitalização, na via que dá acesso à estrada para Capivarinha, que está recebendo ensaibramento.
O Ginásio Municipal, importante local de desenvolvimento do esporte na cidade, e que, recentemente, recebeu melhorias e revitalização, também contará com a ajuda da portaria. O ginásio teve seu piso de parquet destruído com a enchente, com toda a parte de Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), que inclui as bombas dos hidrantes. Com essa ajuda financeira, tudo será recolocado.
O prefeito Gaspar Behne destaca a importância desse reconhecimento por parte da União e ressalta a necessidade de um esforço conjunto para superar os desafios impostos pela enchente. O trabalho em equipe, envolvendo poder público, comunidade e instituições, será essencial para a reconstrução do município e a recuperação dos danos causados.