Estado - País - Mundo
Governo firma convênio para projeto do HPS de Pelotas
Estado – O governo do Estado firmou acordo, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 10, com o município de Pelotas para repasse de recursos que serão utilizados na elaboração do projeto do Hospital de Pronto Socorro da cidade.
A construção do hospital pode beneficiar mais de 1 milhão de pessoas em toda a metade Sul do Estado. O convênio assinado prevê repasse de R$ 856,7 mil, por parte do governo estadual, para que o município elabore os projetos arquitetônico, hidráulico, elétrico e estrutural da obra.
O convênio estabelece prazo de 12 meses para a elaboração do projeto. O governador Eduardo Leite garantiu, ainda, que mais de R$ 19 milhões do orçamento de 2021 estão reservados para a obra.
“Nosso governo tem um compromisso muito firme com a saúde. A partir dos ajustes e reformas que fizemos, estamos conseguindo projetar obras e entregas como o Hospital Regional de Pronto Socorro de Pelotas. Isso só é possível porque ajustamos as contas, inclusive pagando em dia o salário dos servidores após 57 meses. Por isso é tão importante que possamos manter as alíquotas de ICMS no atual patamar, para que o Estado e os municípios não entrem em colapso”, explicou.
O HPS de Pelotas poderá suprir a demanda por atendimento em diversos procedimentos ambulatoriais, serviços clínicos e cirúrgicos.
“Fizemos esse trabalho em tempo recorde para viabilizar o convênio. Estou muito orgulhosa e honrada, porque vamos realizar um grande sonho da comunidade com um hospital que terá leitos, leitos de UTI, bloco cirúrgico e resolutividade da alta complexidade. Será um legado enorme para a região Sul”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, enfatizou que o município irá licitar a elaboração do projeto e que o hospital colocará a saúde da região em outro nível.
“Esse é um anúncio muito relevante e impactante para toda a nossa comunidade. Vamos licitar o mais rápido possível para buscar gente com know-how para elaborar o projeto, porque ele tem um altíssimo nível de complexidade. Em breve, não tenho dúvida, vamos ter condições de licitar a obra em si. O novo hospital vai colocar a qualidade da nossa assistência em saúde em outro patamar”, comemorou.