Estado - País - Mundo
Granizo atinge cidade do Rio Grande do Sul e do Paraná nos últimos dias
Ar tropical quente e áreas de instabilidade de um centro de baixa pressão causam tempestades de granizo, atingem casas e deixam pessoas desabrigadas em Erechim, no Rio Grande do Sul, e Ponta Grossa, no Paraná.
A tempestade de granizo que atingiu Erechim na tarde de domingo, 23, afetou mais de 6 mil famílias e danificou 5 mil casas, estrago que levou a prefeitura a decretar situação de emergência. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou a liberação emergencial de R$ 1,5 milhão para auxiliar o município a minimizar os estragos. Os recursos poderão ser usados para compra de telhas e outros itens necessários para as famílias atingidas. Em Erechim, a tempestade teve início por volta das 16h40min e avançou rapidamente, atingindo dezenas de bairros com muitos estragos. Na sequência, a célula de tempestade provocou pedras de granizo grande a gigante no interior do município de Getúlio Vargas.
No Paraná, o temporal foi na tarde de segunda-feira, 24, começando por volta das 17h45 e surpreendeu moradores pela violência e pelo volume de pedras que caíram em poucos minutos. A cidade ficou coberta por uma camada de gelo e foram registrados estragos em várias regiões da cidade, mas ainda não há um levantamento oficial do que foi dnaificado.
Granizo
A Metsul Meteorologia esclareceu que o granizo é formado por pedaços de gelo que surgem dentro de nuvens chamadas cumulonimbus, conhecidas como “nuvens frias”, já que parte delas apresenta temperaturas abaixo de zero, e é justamente nessa região que ocorre a formação do granizo. Dentro das nuvens, nas áreas com temperaturas muito negativas, as pedras de gelo crescem até ficarem pesadas demais para serem sustentadas pelas correntes ascendentes da nuvem. Quando isso acontece, elas caem em direção ao solo. Durante a queda, parte do gelo derrete, mas, ainda assim, os pedaços podem chegar ao chão com tamanhos expressivos, como bolas de tênis ou até do tamanho de um ovo.
Previsão do tempo
Na região os próximos dias serão de sol podendo chegar a 33°C na quinta-feira, 27 e 34°C na sexta-feira, quando também tem previsão de chuva isolada.
Quarta-feira mínima de 15°C e máxima de 28°C
Quinta-feira mínima de 14°C e máxima de 33°C
Sexta-feira mínima de 17°C e máxima de 34°C
Sábado mínima de 16°C e máxima de 29°C
Domingo mínima de 17°C e máxima de 25°C
Segunda-feira mínima de 17°C e máxima de 19°C