Estado - País - Mundo
Grêmio e Juventude decidem o título gaúcho no sábado
Chegou a hora de conhecer o grande campeão do Campeonato Gaúcho de 2024. Às 16h30 de sábado, Grêmio e Juventude entram em campo na Arena para decidir o título da competição. O Tricolor busca a sua 43ª conquista e o histórico heptacampeonato, enquanto o time da Serra tenta seu segundo título.
Na semana passada, no jogo de ida das finais, as duas equipes empataram por 0 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Com o resultado, o título ficará com o vencedor do jogo de volta, na Arena. Em caso de novo empate, a decisão irá para os pênaltis.
A Arena estará lotada para a decisão. A administração do estádio informou que os ingressos estão esgotados para o duelo. São esperados 50 mil torcedores, com o maior público até aqui na temporada.
GRÊMIO
Dono da casa, o Tricolor entrará em campo com o time titular na semana em que os reservas estrearam com derrota por 2 a 0 para os bolivianos do The Strongest, pela Libertadores, na altitude de La Paz. A delegação que esteve na Bolívia, capitaneada pelo técnico Renato Portaluppi, retornou a Porto Alegre no início da manhã de quarta-feira. À tarde, o treinador comandou treinamento com os titulares, mas sem os atletas que atuaram.
Uma das únicas dúvidas gremistas para a final fica em torno da volta de Geromel. No treino de quarta, o zagueiro esteve presente em alguns trabalhos com o grupo, recuperado de lesão muscular.
De resto, todo time considerado ideal neste momento está descansado e à disposição. O lateral Mayk volta de suspensão e retoma o lugar de Fábio, que atuou na esquerda no Jaconi.
Caso fique com o título, este será o 43º Gauchão da história gremista. Além disso, a conquista terá um fator histórico, já que o Tricolor igualará o hepta conquistado entre 1962 e 1968, quando venceu a competição por sete anos consecutivos.
JUVENTUDE
O Juventude iniciou a preparação para o segundo duelo da final do Campeonato Gaúcho. Para o confronto na Arena, o técnico Roger Machado seguirá sem poder contar com o zagueiro Danilo Boza. Além dele, o atacante Edson Carioca, substituído no primeiro tempo na partida de ida, é tratado como dúvida.
Titular absoluto desde a temporada passada, Boza é ausência desde os primeiros minutos do jogo contra o Inter, na semifinal no Beira-Rio. Com isso, Rodrigo Sam continuará ao lado de Zé Marcos.
Fora essa ausência, Roger aguarda se Edson Carioca terá condições de atuar no próximo sábado. Caso não consiga, a tendência é que Rildo seja utilizado na extrema esquerda. Erick Farias, Kleiton e o jovem Ruan são as outras opções para o setor.
Se for o campeão, o Juventude chegará ao seu segundo título e se igualará ao Guarany de Bagé como o time do interior com maior número de conquistas do Gauchão. O primeiro e único título jaconero foi conquistado em 1998.
FICHA DO JOGO
Grêmio x Juventude
Data: sábado, 6 de abril;
Horário: 16h30;
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre;
Prováveis escalações:
- Grêmio: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely (Geromel), Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa. Técnco: Renato Portaluppi.
- Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Edson Carioca (Rildo ou Erick), Lucas Barbosa e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Maira Mastella Moreira. VAR: Daniel Bins.
Transmissão: RBS TV, SporTV2 e Premiere.