Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Histórica onda de calor acaba nesta semana, afirma Inmet

23/01/2022 - 15h34min

Atualizada em 23/01/2022 - 16h09min

Marca histórica registrada no relógio digital de Dois Irmãos (Crédito: Volmir Müller)

Estado – O Rio Grande do Sul registrou máximas recordes nas últimas duas semanas, provocando uma sensação térmica escaldante. Mas com a chegada de uma massa de ar frio, finalmente os gaúchos terão alívio. No entanto, antes disso acontecer, o calor prevalece por mais uns dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o território gaúcho está sob efeito de uma doma ou cúpula de calor. Esta bolha de ar é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por um período de dias ou semanas, retendo o ar muito quente por baixo, como a tampa em uma panela.

Esta massa de ar criada é responsável por desviar os sistemas meteorológicos, como as frentes frias, e a combinação da estiagem com o intenso calor, potencializam ainda mais o ar quente. Os cientistas denominam de mecanismo de feedback, quando uma situação agrava a outra.

Consequentemente, as temperaturas registradas foram extremamente altas ao longo desses 11 dias, com máximas de até 10 graus acima do padrão para janeiro, segundo o Inmet.

Previsões

Não é descartada a possibilidade de o estado seguir atingindo máximas intensas. A previsão é de que o calor persista ao longo deste domingo, indo até a quarta-feira, 26. Além disso, uma presença maior de umidade favorece pancadas de chuvas e temporais isolados.

Na quinta-feira, 27, a frente fria avança, trazendo a queda de temperatura, podendo chegar a 27 ou 28 graus em algumas cidades gaúchas. Já na sexta-feira, 28, a previsão é de que o ar frio acometa parte meridional do país, dando fim a histórica e poderosa onda de calor enfrentada principalmente pelos gaúchos.

Fonte: Inmet

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.