Estado - País - Mundo
Homem e bebê morrem em incêndio dentro de prédio na Zona Leste de São Paulo
Um homem e um bebê morreram em um incêndio que atingiu um prédio ocupado por famílias em situação de vulnerabilidade social na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, no início da manhã desta segunda-feira (12).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 5h em um apartamento localizado no último andar do edifício, situado na Avenida Vila Ema. As chamas se espalharam rapidamente devido à grande quantidade de material combustível no local, provocando uma densa fumaça que chegou a cobrir todo o prédio de três andares. Na laje, havia ainda barracos construídos de forma improvisada.
Dez viaturas do Corpo de Bombeiros, além de equipes do SAMU, foram mobilizadas para a ocorrência. O incêndio foi controlado e, durante o trabalho de rescaldo, os bombeiros localizaram os corpos carbonizados das duas vítimas.
As vítimas são um homem de 35 anos, com deficiência intelectual, e um bebê de apenas dois meses. A identificação oficial ainda será realizada pela Polícia Técnico-Científica, que também ficará responsável por apurar as causas do incêndio.
Um morador do prédio, identificado como Marcelo, relatou que o homem morto era seu irmão, Rafael. Segundo ele, ao perceber o incêndio, gritou para que o irmão deixasse o apartamento e tentou conter as chamas próximas ao local onde estava o bebê. No entanto, Rafael não conseguiu sair do quarto e acabou morrendo preso no local. Marcelo sofreu queimaduras em uma das pernas e foi socorrido. Ele também não conseguiu impedir a morte do bebê.
O prédio atingido pelo incêndio abrigava, no passado, a antiga Padaria Amália, tradicional panificadora que marcou época nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Após anos abandonado, o imóvel foi ocupado há cerca de dez anos. No terreno, funciona ainda uma cooperativa de reciclagem.
As circunstâncias do incêndio seguem sob investigação.
